Balada de Di Cavalcanti

Severino Francisco
postado em 27/12/2021 00:01

Di Cavalcanti, o pintor que elevou as mulatas brasileiras à condição de musas tropicais, tem conexões com Brasília. É autor de uma tapeçaria para o Palácio da Alvorada, um painel para o Congresso Nacional e pinturas da Via Sacra na Catedral Metropolitana. Telúricas, aterradas, triviais, populares e modernistas, elas estabelecem uma rica interação com o prédio-escultura de Niemeyer, que abre um portal para o alto, para o céu e para o infinito.

No período inicial da construção de Brasília, Di escreveu uma delicada crônica sobre a tapeçaria que desenhou especialmente para a capital modernista. Além disso, há uma inesperada relação com o Planalto Central e com o Correio Braziliense.

É que no período de redemocratização do país, Glauber Rocha (sim, o cineasta baiano genial) deixou a única cópia do filme Di/Glauber, premiado no Festival de Cannes, com Oliveira Bastos, na época, diretor de redação do Correio. Paranoico, ele temia que o filme fosse recolhido pelos militares.

Glauber optou por usar o poema Balada para Di, de Vinicius de Moraes, como fio narrativo do filme. Sei lá, de repente, senti, não digo nostalgia, mas falta de um Brasil afetuoso, generoso, cálido e elegante, que amava a cultura. Então resolvi reler o poema para vocês.

Fala, Vinicius! "Amigo Di Cavalcanti/É com a maior emoção/Que este também carioca/Te traz esta saudação./É de todo coração/Poeta Di Cavalcanti/Que este também poetante/Te faz essa sagração!"

Na sequência, Vinicius celebra os porres memoráveis que tomou com Di: "Amigo Di Cavalcanti/Amigo de muito instante/De alegria e de aflição/Nos teus treze lustros idos/Cinco foram bem vividos/Bem vividos e bebidos/Na companhia constante/Deste também teu irmão."

Na sagração do amigo, Vinicius desdenha até do tempo, que encaneceu Di: "Quantos amigos já idos!/Quantos ainda partirão!/Mestre pintor Emiliano/Augusto Cavalcanti/De Albuquerque: ou melhor Di/Um ano segue a outro ano/Diz o vulgo por aí/E daí? Se mais humano/Fica um homem (igual a ti)!/Mesmo entrando pelo cano/Se pode dizer: vivi?"

Estávamos nos dramáticos momentos finais do período militar e Vinicius constata: "Amigo Di Cavalcanti/A hora é grave e inconstante./Tudo aquilo que prezamos/O povo, a arte, a cultura/Vemos sendo desfigurados/pelos homens do passado/Que por terror do futuro/Optaram pela tortura./Poeta Di Cavalcanti/nossas coisas bem-amadas/Neste mesmo exato instante/Estão sendo desfiguradas./Hai que luchar, Cavalcanti/Como diria Neruda".

A resistência que Vinicius recomenda não é a da luta armada; é a resistência pacífica da arte, em um ato de amor pelo Brasil e sua gente: "Por isso, pinta, pintor/Pinta, pinta, pinta, pinta/Pinta o ódio e ponta o amor/Com o sangue de sua tinta/Pinta as mulheres de cor/Na sua desgraça distinta/pinta o fruto e pinta a flor/Pinta tudo que não minta/Pinta o riso e pinta a dor/Pinta sem abstracionismo/Pinta a vida, pintador/No seu mágico realismo." Em determinado instante do filme, Glauber berra: "Di por Di, as vozes do túmulo: sou um gênio, uma glória nacional, não encham meu sacooooooooo!!!"

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação