Novo Refis e redução de ITBI entram em vigor em janeiro

Correio Braziliense
postado em 28/12/2021 00:01
 (crédito: Divulgação/Itaú)
(crédito: Divulgação/Itaú)

Nos próximos dias, serão sancionadas pelo governador Ibaneis Rocha duas leis que geraram grande expectativa para o setor produtivo no DF e também pelos que são pessoa física: o Refis da pandemia e a redução do ITBI para 1% por 90 dias. A redação final das medidas aprovadas pelos deputados distritais, no encerramento do ano legislativo, foram enviadas ao Palácio do Buriti. A previsão, conforme consta nos projetos, é de que entrem em vigor a partir de janeiro. O prazo de adesão para a renegociação de dívidas tributárias com o GDF vai até 31 de março. Já a Luos continua sendo um impasse entre o GDF e os deputados distritais. Não foi possível ser votada este ano, apesar dos apelos de diversos segmentos da economia local e da própria Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, que elaborou o projeto.

Emenda de Prudente na Procuradoria

Uma emenda do deputado Rafael Prudente (MDB), que é o presidente da Câmara, pode atrasar um pouco a sanção da lei que reabre o Refis no DF. Ela está sendo analisada pela Procuradoria do DF. A Secretaria de Economia se posicionou pelo veto à emenda visto que o procedimento precisa seguir legislação específica, com rito próprio. Ela autoriza o GDF a realizar acordo de transação judicial ou extrajudicial. Ou seja, se o governo local deve algo a uma empresa ou pessoa física, o contribuinte poderia usar esse crédito para abater sua dívida.

Troca de gabinetes

A missão, agora, de executar as leis será do novo secretário de Economia do DF, Itamar Feitosa. Ele assumiu a função depois que André Clemente tomou posse, na quinta-feira passada, como conselheiro do Tribunal de Contas do DF. Feitosa era secretário executivo de Orçamento da pasta. Clemente vai ainda formar a sua equipe no TCDF. Adiantou que vai valorizar os servidores da casa, mas que não descarta a possibilidade de levar algum integrante de sua equipe na Economia para o novo gabinete.

Itaú expande escritórios de investimento

O Itaú inaugurou 11 novos escritórios de investimento em seis regiões do Brasil somente neste mês. Um deles em Brasília, em unidade localizada no Park Shopping, que iniciou operações na semana passada com 40 profissionais. É a partir desta unidade que o banco vai atuar, inicialmente, na capital e nas cidades da região, atendendo de forma remota ou presencial. A empresa está administrando atualmente um patrimônio líquido de R $ 307 bilhões em 90 escritórios pelo país. Para 2022, estão previstas mais 39 unidades.


 Nova experiência

"A expansão dos escritórios representa a consolidação do nosso projeto para ampliar o acesso ao universo de investimentos com qualidade, de acordo com o perfil de cada cliente. Em Brasília, queremos apresentar ao público uma nova experiência, integrando a sofisticação da nossa corretora com a segurança de um banco com quase 100 anos de história", disse Eduardo Forestieri, superintendente dos escritórios de investimento íon Itaú.

Destino seguro

Os dirigentes da Associação da Indústria Brasileira de Hotéis (ABIH) concederam menção honrosa à secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Hoje, existem 270 pontos de hospedagem na capital federal, que é responsável por 90 mil empregos e deve fechar o ano com um crescimento de 5% em relação a 2020. O Índice de Atividades Turísticas do IBGE apontou aquecimento do setor no DF desde agosto de 2020, em plena pandemia. Com os protocolos de segurança adotados pelo GDF e o Manual de boas práticas no combate à covid-19, elaborado pela ABIH-DF, Brasília se transformou em uma cidade segura para o turismo. "Oferecemos aos visitantes toda a confiança necessária nesse momento, firmando Brasília como um destino seguro", destacou a secretária.

Incentivo à economia criativa

O Diário Oficial do DF de 22 de dezembro somou 18 páginas de empenhos de pagamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Até sexta-feira, foram empenhados cerca de R$ 150 milhões em projetos culturais referentes aos editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O secretário Bartolomeu Rodrigues garante que é a maior soma de recursos de uma só vez e o maior programa de fomento à economia criativa não apenas do DF, mas do país, em 2021. "A abrangência do FAC foi tanta que alcançou desde espetáculos de dança, circo, música e teatro, até a gastronomia.É a motivação necessária para o setor entrar em 2022 mais otimista", afirmou.

Homenagem de aniversário

A empresária Sandra Costa fez aniversário no dia de Natal, 25 de dezembro. E, no sábado passado, recebeu uma bela homenagem de Janete Vaz, sua parceira na trajetória de 38 anos do grupo Sabin. Janete postou um vídeo com momentos marcantes de Sandra. As duas fundaram e ergueram o Sabin, que se tornou um dos maiores grupos de medicina diagnóstica do país e, a cada ano, expande mais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • posse Clemente no TCDF
    posse Clemente no TCDF Foto: Divulgação/ TCDF
  • dirigentes da Associação da Indústria Brasileira de Hotéis (ABIH) concederam menção honrosa à secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.
    dirigentes da Associação da Indústria Brasileira de Hotéis (ABIH) concederam menção honrosa à secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Foto: Diego Lacerda/Setur-DF
  • O empresário Álvaro Silveira Júnior foi especialmente recebido no gabinete do governador Ibaneis Rocha, na semana passada, para a entrega das medalhas Mérito Buriti e Mérito Economia.
    O empresário Álvaro Silveira Júnior foi especialmente recebido no gabinete do governador Ibaneis Rocha, na semana passada, para a entrega das medalhas Mérito Buriti e Mérito Economia. Foto: Divulgação/Fecomércio DF
  •  Crédito: Divulgação. Capital S/A. Sandra Costa.
      Caption
    Crédito: Divulgação. Capital S/A. Sandra Costa. Caption Foto: Divulgação/Sabin

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação