Solidariedade /

DF envia ajuda para a Bahia

Equipes dos Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil da capital federal estão nas áreas atingidas

Correio Braziliense
postado em 29/12/2021 00:01
 (crédito: PMDF/Divulgação)
(crédito: PMDF/Divulgação)

As enchentes que deixaram mais de 70 cidades da Bahia em estado de emergência mobilizam ações voluntárias e sociais no Distrito Federal para tentar minimizar os danos sofridos pela população baiana. Além do envio de 20 militares do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), cinco policiais militares do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) chegaram ontem nas áreas atingidas.

A missão tem o objetivo de retirar as pessoas das áreas de risco e transportar roupas, remédios, água e alimentos para os locais onde não é possível o acesso por meio de transporte terrestre ou embarcações. Inicialmente, os policiais do Bavop vão até Ilhéus, onde foi criado um Centro de Crise, que está sob a coordenação da Polícia Militar da Bahia, com logística do Sistema Nacional da Defesa Civil. A aeronave da PMDF e seus tripulantes vão começar a operação sem previsão de término.

O coronel Castella destaca que a PMDF vai atuar "em resgate aeromédico, resgate em locais de difícil acesso". "A maioria da população está isolada em locais que não tem como chegar por meio de veículos terrestres ou mesmo com embarcações devido à correnteza muito forte; estão em cima de telhado aguardando resgate. A missão preponderante será retirar essas pessoas da área de risco, levando-as para locais mais seguros, assim como o transporte de alimentos, utensílios e medicamentos", pontua.

Além dos auxílios enviados, a Defesa Civil iniciou uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis (cestas básicas), produtos de higiene pessoal, limpeza, cobertores e garrafas de água potável para doação aos municípios da Bahia devastados pelas enchentes dos últimos dias. 

Os donativos podem ser entregues em qualquer unidade da PMDF, CBMDF ou da Polícia Civil do DF (PCDF), assim como na Sede da Defesa Civil, no Setor de Industria e Abastecimento. As doações serão levadas para a Bahia a partir da próxima segunda-feira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação