Clima /

Dezembro mais chuvoso em 7 anos

Inmet registrou este mês 353 milímetros de água. Previsão é de mais precipitações, inclusive na noite de réveillon

Renata Nagashima
postado em 29/12/2021 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Distrito Federal registrou o mês de dezembro mais chuvoso dos últimos sete anos. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o dia 1º e segunda-feira, o volume de precipitações estava em 353 milímetros. Esse índice ultrapassou em 45% a média esperada para o período, de 241,5mm.

O meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo explica que, apesar do grande volume de água este ano, a quantidade de chuva não está sendo atípica. "Os meses mais chuvosos são novembro, dezembro e janeiro, então, mesmo que esteja acima da média, é o esperado", detalha. A última vez que choveu mais em dezembro do neste 2021 foi em 2014, quando o instituto registrou 376,7 milímetros. "A chuva mais esperada é entre os dias 30 e 31 de dezembro, então, deve alcançar o índice 2014, se passar, não será por muito", prevê.

Para a última semana de 2021, a previsão é de precipitações no DF, inclusive durante a madrugada de réveillon. "O tempo continua instável e estará bastante frio e com muita nebulosidade. A temperatura na hora da virada deve ser de 17ºC", acrescenta. De acordo com Mamedes, hoje haverá pancadas de chuva isoladas. "A tendência é de que a chuva se intensifique até o dia 1º de janeiro", aponta.

A temperatura mínima para o resto da semana fica entre 17ºC e 19ºC. A máxima pode chegar a 26ºC, hoje, mas deve ficar em torno de 22ºC nos próximos dias. "A umidade também varia, mas vai se manter elevada. Hoje, a máxima fica em 95%, mas até 1º de janeiro, ela chega a 100%. As mínimas não serão menores do que 70%", afirma Mamedes.

Reservatórios

O alto volume de água é favorável para o abastecimento dos reservatórios do DF, que ultrapassaram a média esperada. No reservatório do Descoberto, o volume útil chegou a 73,4%, sendo que o esperado para o mês de dezembro era de 51%. No caso da instalação de Santa Maria, o valor referência era de 70%, e o volume útil está em 89,4%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação