Religiosidade

Relíquia de São Pio chega a Brasília sob comoção

A relíquia veio de Dublin, na Irlanda, e ficou exposta para os devotos que estavam nas celebrações ocorridas ontem. Anteriormente, a luva de São Pio esteve em peregrinação pelo Nordeste

Correio Braziliense
postado em 30/12/2021 00:01
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

A Paróquia de São Pio de Pietrelcina, localizada no Sudoeste, recebeu ontem a relíquia da luva do padroeiro, utilizada para esconder os estigmas que o santo italiano carregava em seu corpo. O objeto esteve exposto para contemplação durante duas missas realizadas na paróquia.

A apresentação ocorreu durante a primeira celebração, iniciada às 16h, e emocionou os fiéis que estavam no local. O padre Fernando Sousa, clérigo da Paróquia e co-responsável pela missa junto ao frei Severino Pinheiro, acompanhou a luva durante a entrada.

O pároco destacou que o momento é muito importante para os fiéis em Brasília. "Com esta relíquia, por mais que esteja de passagem, chegam muitas bênçãos para nossa paróquia certamente", concluiu o sacerdote.

Frei Severino ressaltou que estas relíquias constituem uma graça divina e que Deus decidiu abençoar a paróquia com a passagem da luva. "A gente tem consciência de que realmente é uma graça divina, sobretudo para os irmãos que aqui se encontram para a celebração", afirmou o frei.

Nascido em 1887, Padre Pio de Pietrelcina foi um religioso franciscano que ficou conhecido pela vida espiritual fervorosa e por praticar a caridade.

Fé e emoção

A professora aposentada Filomena Ribeiro, 60 anos, é moradora de Águas Lindas de Goiás e esteve na missa das 16h para prestigiar a relíquia. A devoção dela pelo Padre Pio começou depois que ela descobriu a história do sacerdote.

Filomena foi à celebração em busca de uma graça para curar um problema na pele. Segundo ela, esta seria apenas mais uma benção concedida por Padre Pio. A professora afirma que sempre é atendida pelo santo quando faz um pedido.

Entre lágrimas, Filomena contou a história de sua cadelinha Formiga. "Ela acabou ficando doente e internada no veterinário e, quando vim na Paróquia rezar pela sua cura, ela foi melhorando aos poucos e logo ficou boa", disse.

Filomena também disse que se sente bastante emocionada por estar vendo uma relíquia do Padre Pio de perto e que pretende ir até San Giovanni Rotondo, no sul da Itália, para visitar o corpo exumado do santo italiano.

Participante das atividades da Paróquia de São Pio de Pietrelcina, o engenheiro civil Eduardo Ávila, 64, acredita que receber a luva de São Pio é muito importante para a paróquia. "É algo que pertenceu ao santo que temos uma estima muito forte, pelo que ele foi, pelo exemplo que ele é e pela intercessão que ele tem junto a todos nós", ressaltou.

Larissa Abad, 39, que atua como ministra da eucaristia na paróquia, comentou sobre como a luva acabou vindo para Brasília. "O Padre Fernando disse, durante uma missa, que uma paroquiana teve contato com o Frei Severino, soube que ele traria a relíquia para a região Nordeste do Brasil e o convenceu a trazê-la também para a nossa paróquia", concluiu. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 29/12/2021 Crédito: Carlos Vieira/CB. Cidades. Relíquea de São Pio. Luva usada por São Pio chega à igreja de São Pio no Sudoeste.
    29/12/2021 Crédito: Carlos Vieira/CB. Cidades. Relíquea de São Pio. Luva usada por São Pio chega à igreja de São Pio no Sudoeste. Foto: Carlos Vieira/CB
  •  29/12/2021 Crédito: Carlos Vieira/CB. Cidades. Relíquea de São Pio. Luva usada por São Pio chega à igreja de São Pio no Sudoeste.  Na Foto Filomena Ribeiro
    29/12/2021 Crédito: Carlos Vieira/CB. Cidades. Relíquea de São Pio. Luva usada por São Pio chega à igreja de São Pio no Sudoeste. Na Foto Filomena Ribeiro Foto: Carlos Vieira/CB
  •  29/12/2021 Crédito: Carlos Vieira/CB. Cidades. Relíquea de São Pio. Luva usada por São Pio chega à igreja de São Pio no Sudoeste.
    29/12/2021 Crédito: Carlos Vieira/CB. Cidades. Relíquea de São Pio. Luva usada por São Pio chega à igreja de São Pio no Sudoeste. Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação