POLÍCIA

PMDF afasta major que chamou viatura pelo 190 para levar funcionário em casa

Segundo nota divulgada pela corporação, a decisão de afastar o major de suas funções aconteceu para garantir a isenção e lisura no processo de apuração

Arthur de souza >> Darcianne Diogo
postado em 30/12/2021 13:14 / atualizado em 30/12/2021 13:45
 (crédito: PMDF/Divulgação)
(crédito: PMDF/Divulgação)

Nesta quinta-feira (30/12), o Comando-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) decidiu afastar o major Fábio Borges de suas funções na corporação, após ele chamar uma viatura pelo 190 para levar seu funcionário para casa. O caso foi revelado pelo Correio nesta quarta-feira (29/12). 

Em nota divulgada pela PMDF, a decisão aconteceu para garantir a isenção e lisura na apuração do caso. No comunicado, o Comando-Geral da PMDF também afirmou que será instaurado um processo legal para “apuração das circunstâncias em que teriam ocorrido os fatos”.

Ainda de acordo com a nota, o subcomandante-geral não teria realizado qualquer ligação para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Relembre o caso

O fato ocorreu no dia 22 de dezembro. Segundo as informações divulgadas, por volta das 22h, o major teria ligado para o 190 ordenando que uma viatura levasse um dos funcionários dele para casa, em Ceilândia. No primeiro momento, os PMs o questionaram e negaram o atendimento, contudo, Fábio teria usado um tom autoritário para afirmar que a ordem teria partido do próprio subcomandante-geral da PM.

Entretanto, o comandante da equipe que estava na viatura afirmou ao major que, primeiramente, ligaria para o Copom para verificar a ordem. Em resposta, Fábio teria dito: “Pode falar com quem quiser, a ordem é do subcomandante-geral”. A situação gerou desconforto na corporação e resultou na homologação da ocorrência.

Confira a nota na íntegra

“A Polícia Militar tomou conhecimento do ocorrido e informa que, por determinação do Comandante-Geral, será instaurado o devido processo legal, para apuração das circunstâncias em que teriam ocorrido os fatos. Preliminarmente, já foi apurado que o Subcomandante-Geral não realizou qualquer ligação para o Centro de Operações da Polícia Militar - COPOM na data informada. O Major será afastado das funções no gabinete do Subcmt para garantir a isenção e lisura da apuração”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação