Improbidade

Uso ilegal de viatura

Após o Correio revelar o caso do PM que ligou para o 190, pediu uma viatura e mandou que os policiais levassem o funcionário dele para casa, o policial foi afastado das atividades pela corporação

Darcianne Diogo
postado em 31/12/2021 00:01
 (crédito: Redes sociais)
(crédito: Redes sociais)

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) instaurou procedimento para apurar a conduta do major Fábio Borges Ferreira, acusado de acionar uma viatura da corporação ilegalmente pelo 190 e ordenar que os policiais levassem um funcionário dele para casa. O PM foi afastado das atividades ontem pelo comando-geral, após o Correio revelar o caso.

Fábio exercia funções no gabinete do Subcomando-Geral da PMDF como assessor direto. Na noite de 22 de dezembro, após dar uma festa em casa para amigos íntimos, sendo eles alguns policiais da corporação, o major ligou para o 190 — número para o atendimento de ocorrências policiais destinado à população. Quando a equipe chegou na residência, no Park Way, foi ordenada a levar um dos funcionários de Fábio para casa, conforme consta no registro policial.

Sabendo da ilegalidade, os policiais recusaram, mas o major alegou que a ordem teria partido do próprio subcomandante-geral da PM, o coronel Hércules Freitas. O comandante da equipe decidiu ligar para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para verificar a ordem. O supervisor foi informado de que o subcomandante Hércules havia teria feito o pedido.

Apesar de constar no registro que o subcomandante-geral teria reforçado o pedido, ele não é investigado. Em nota, a PMDF afirmou que, preliminarmente, foi apurado que o subcomandante-geral não realizou qualquer ligação para o Copom na data informada. "O major será afastado das funções no gabinete do Subcmt para garantir a isenção e lisura da apuração", finalizou a corporação. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação