COVID-19

Em razão de instabilidade no sistema do SUS, vacinação tem filas

A realidade de quem procurou atendimento para se vacinar foi espera de mais ou menos uma hora nas Unidades Básicas de Saúde do DF

Há dois dias com algumas plataformas do Ministério da Saúde fora do ar, brasilienses enfrentam fila e espera de uma hora para receber as doses do imunizante contra a covid-19. Essa foi a realidade de quem foi até a unidade básica de saúde (UBS) 3 de Taguatinga ontem. Com a falha no sistema de informação do programa nacional de imunizações (SIPNI) e em outros aplicativos da pasta, as equipes de saúde ficaram sem acesso ao banco de dados on-line e precisaram preencher as fichas manualmente, o que causa um pouco de demora no atendimento.

Morador de Samambaia Norte Jefferson Gomes de Amorim, 43 anos, conta que chegou à UBS 3 de Taguatinga por volta das 14h30, para vacinar a filha de 12 anos, e só foi atendido às 15h40. Apesar da demora, o sentimento é de dever cumprido. "Ela completou 12 anos em 23 de novembro. Por mim, levava ela para vacinar no dia seguinte, mas com a correria só conseguimos agora", relata o técnico de informática.

Sobre a instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde, após um possível ataque cibernético, Jefferson se preocupa com a segurança dos dados da população que estão armazenados nas plataformas. "O meu maior receio é o que eles (hackers) podem fazer com os dados coletados. Se é que houve um ataque", pondera ele que, usou o ConecteSus uma vez para acompanhar os lançamentos das doses contra a covid. No entanto, não utiliza o aplicativo com frequência.

A aplicação do reforço da Janssen, para quem recebeu o imunizante de dose única até 30 de junho, iniciou na última sexta-feira. Para receber a dose, é necessário levar o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto.

 

Veja onde se vacinar hoje:

Unidade Básica de Saúde 7 de Ceilândia (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen)
Unidade Básica de Saúde 3 de Taguatinga (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen)
Unidade Básica de Saúde 2 da Asa Norte (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer)
Unidade Básica de Saúde 1 do Riacho Fundo I (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer)

Horário de funcionamento: das 9h às 17h. É necessário levar o cartão de vacinação e documento com foto.