Empreendedorismo

Nova turma do Todas Elas vai atender 2,8 mil mulheres

A Fundação Assis Chateaubriand, em parceria com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal, lança quarta turma do Programa Todas Elas. Nesta edição, a maior realizada, serão atendidas 2,8 mil mulheres de baixa renda de todo o Distrito Federal. No programa, as participantes receberão formação empreendedora, apoio psicossocial, mentorias, premiações pelo desempenho e terão acesso a um microcrédito em condições especiais para investirem em seus negócios.

O programa foi criado como uma iniciativa que visa fomentar inclusão social e produtiva e promover o desenvolvimento local. É uma estratégia de acesso à cidadania voltada para mulheres em situação ou risco de vulnerabilidade, que visa apoiá-las na transformação de seus múltiplos talentos em negócios.

Entre as mais de 1 mil beneficiárias já atendidas, o Todas Elas apoiou artesãs, costureiras, empreendedoras da área da beleza, da limpeza e da gastronomia a encontrarem e melhorarem a relação com os clientes, estruturarem os negócios, precificarem produtos e serviços de maneira adequada. Criado como uma iniciativa que contribui para o cumprimento da Agenda 2030, o Todas Elas desenvolve ações em prol de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Colabora para erradicação da Pobreza (ODS 1); Igualdade de Gênero (ODS 5); Trabalho e Crescimento Econômico (ODS 8); Erradicação das Desigualdades (ODS 10); Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16); e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Todo o impacto do projeto é medido a partir de uma atuação baseada em dados, com o apoio de parceiros como o Centro Universitário Iesb, que oferece suporte na medição e na análise dos dados de impacto. Nas edições anteriores, o programa contribuiu para que 53% das mulheres tivessem aumento de renda e 65% se dissessem com maior autoconfiança e autoestima. No eixo Igualdade de Gênero, o projeto trabalha pelo empoderamento e autonomia financeira das mulheres, reforçando seu papel central na sociedade.  Mais de um terço das mulheres inscritas enfrenta algum tipo de conflito em suas casas, 26% delas envolvendo violência física. Por isso, trabalhar autonomia financeira para esse público é uma estratégia de enfrentamento a violências.

O Programa funciona por meio do financiamento — público ou privado — de cada edição, unindo governo, sociedade civil e empresariado em prol de Todas Elas. Além disso, conta com uma rede ampla de parceiros de diversas áreas para atender as participantes em suas necessidades, que são as mais diversas. O Correio Braziliense é parceiro do Todas Elas e aposta no empreendedorismo como estratégia de superação da crise e das desigualdades, bem como das violências e vulnerabilidades a que estão expostas essas mulheres.

Participe

As inscrições para a quarta edição do Todas Elas serão lançadas, hoje, em uma live nos Canais de YouTube da Secretaria da Mulher e da Comunidade Ei — Empreendedorismo e Impacto. Se quiser conhecer mais do programa e se tornar um parceiro, ou mesmo para indicar mulheres para participarem e transformarem seus talentos em negócios, acesse facbrasil.org.br/todas-elas.