Prêmio Espírito Público

Servidores de Brasília ganham prêmio por boa prestação do serviço público

Prêmio Espírito Público 2021 reconhece iniciativas de servidores em todas as Regiões do Brasil .Cerimônia destacou profissionais públicos nas categorias Pessoas, Equipes e Instituições que Transformam

Três servidores públicos do Distrito Federal venceram o Prêmio Espírito Público 2021. Na categoria Gestão de Pessoas, foram Alex Cavalcante, Superintendência de Recursos Humanos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Luana Silveira Faria, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), no Ministério da Economia, responsável pelas políticas de gestão de pessoas para cerca de 180 órgãos setoriais do Governo Federal.

Na categoria Segurança Pública, mais um dos vencedores é de Brasília: Felipe Scarpelli, da área de inteligência da Polícia Federal. Os três servidores da capital federal estiveram entre os 15 premiados da honraria.

Reprodução - Alex Cavalcante, categoria Gestão de Pessoas, servidor da Aneel

Alex Cavalcante, da Aneel, viabilizou um plano para garantir saúde, segurança e bem-estar aos colaboradores. Uma das principais iniciativas do projeto foi a implementação do teletrabalho em escala potencializada. O modelo obteve alta relevância e se tornou uma referência no setor público.

A servidora do Ministério da Economia, Luana Faria, trouxe para o setor público projetos que agregaram valor ao servidor e impactaram diversos serviços. Em 2020, criou em parceria com mais de 20 órgãos o LA-BORA! gov, um programa com o propósito de criar soluções inovadoras em gestão de pessoas e melhorar a experiência dos servidores e cidadão.

Já Felipe Scarpelli, em parceria com a Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), criou a metodologia ARESP (Análise de Riscos com Ênfase em Segurança Portuária), que permitiu a criação de novas medidas de proteção nesses locais.

Reprodução - Felipe Scarpelli, área de inteligência da Polícia Federal

Cerimônia
A cerimônia do Prêmio Espírito Público, o maior do país dedicado a valorizar os servidores e o serviço público, foi realizada de forma híbrida, com apresentação emocionada de Elisa Lucinda, atriz, cantora e poetisa.

O Prêmio
O Prêmio Espírito Público, desde 2018, já premiou 55 servidores, em todas as regiões do país. O objetivo da premiação é valorizar os profissionais que se destacam na prestação de serviços públicos à sociedade. A iniciativa é realizada pela Parceria Vamos, formada por Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org, organizações da sociedade civil que atuam no fortalecimento das lideranças do setor público e do terceiro setor.

Os vencedores ganham prêmios em dinheiro - R$ 5 mil para os servidores e R$ 15 mil para a equipe, além da oportunidade de participar de uma imersão em gestão pública. Os premiados também irão compor uma rede exclusiva, formada pelos ganhadores do Prêmio nas três edições anteriores.

Camila Pereira, da Fundação Lemann, parabenizou a todos os participantes do Prêmio Espírito Público. “É uma grande alegria conhecer tantas histórias inspiradoras. Feitas por profissionais públicos que, mesmo com os desafios, conseguiram construir seus objetivos. Ao celebrar esses servidores me emociono com seus compromissos e dedicação”.

Guilherme Coelho, do República.org, disse que a realização do Prêmio Espírito Público é o reconhecimento aos servidores públicos pelas mais de vinte instituições que o organizarm. “Acreditamos que os governos importam e são as pessoas que fazem os governos. Vendo o exemplo desses profissionais públicos hoje homenageados, temos a certeza de que a vida vai melhorar. Vocês são inspiradores para um país melhor”, enfatizou.

Saiba Mais


Reprodução - Alex Cavalcante, categoria Gestão de Pessoas, servidor da Aneel
Reprodução - Felipe Scarpelli, área de inteligência da Polícia Federal