Fibra faz balanço de 2021

A Federação das Indústrias de Brasília (Fibra) encerrou o trabalho de 2021 com uma confraternização que reuniu associados e representantes do setor produtivo local, na sede da entidade no SIA.

O presidente, Jamal Bittar, e o vice-presidente da Fibra, Pedro Verano, foram os anfitriões, na sexta-feira passada. O clima era de alívio, pelo avanço da vacinação, e de missão cumprida no enfrentamento dos piores momentos da pandemia nos últimos dois anos. "É uma alegria ter superado tantas dificuldades e podermos estar juntos de novo em um evento presencial", celebrou Bittar.

Linhas de créditos e Refis

No ano de 2021, a Fibra, o Sesi, o Senai e o IEL-DF focaram em dar apoio às indústrias para o momento de retomada da economia. "Fizemos um trabalho muito próximo ao governo do DF e à Câmara Legislativa para viabilizar projetos importantes às empresas, como linhas de crédito e o novo Refis", destacou Bittar.

Melhorias
na W3 Sul

Um dos pontos mais tradicionais do comércio de Brasília tem ganhado melhorias e mais vida. Hoje, serão entregues obras de revitalização das quadras 502 a 506 e 513 a 516 da Asa Sul. Também serão inaugurados painéis em grafite na 507 Sul, no prédio do antigo Cine Cultura. Será às 12h, com presença do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Chuvas ameaçam vendas

Há mais de 35 anos, 23 de dezembro — próxima quinta-feira — é a data em que as lojas mais vendem no DF. No entanto, este ano há uma grande preocupação com as chuvas. É que já choveu mais do que o esperado para dezembro inteiro, o que leva o Sindicato do Comércio Varejista a acompanhar diariamente as previsões meteorológicas.

Lojistas de rua

"Quando chove, quem é mais afetado é o varejo de rua. São mais de 20 mil lojas no Plano Piloto e demais cidades do DF", aponta o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro. Ele frisa que, como os shoppings têm garagens cobertas, não sentem os efeitos do mau tempo.

Vacina compensa
mau tempo

No dia 24, o comércio de rua ficará aberto até as 19h. Mesmo com as chuvas, o Sindivarejista mantém a previsão de expansão de vendas entre 12% e 14% para o Natal, ante faturamento negativo de 2% na mesma data de 2020, por causa da pandemia. Mas, com a vacinação, o movimento tem voltado ao normal.

Televisores para
a Copa de 2022

Até agora, o setor que mais tem faturado é o de roupas, porém, o segmento de televisores vem em alta por causa da Copa do Mundo de 2022. "Com o 13º salário injetando mais de R$ 7 bilhões no DF, contra R$ 6,2 bilhões do último Natal, muita gente quer trocar de televisor", explica o presidente do Sindivarejista.

Mais um filiado
na Fecomércio

O Sindicombustíveis-DF é o mais novo filiado da base Fecomércio-DF. Antes, integrava a federação somente na condição de associado. Agora, o sindicato amplia a lista de direitos e deveres, podendo integrar o Conselho de Representantes, compor chapa para concorrer à eleição, participar dos conselhos do Sesc e do Senac, entre outras atribuições.

Queda de movimento nos postos

Para o presidente do Sindcombustiveis, Paulo Tavares, o setor precisa se reinventar. "Este ano, vendemos 16% a menos de volume do que no ano passado, que já tinha registrado redução em relação a 2019. O número de clientes tem caído, e precisamos nos adaptar aos novos tempos, em que os postos não trabalham somente com combustíveis", explicou.

Regularizar lava-jatos

Entre as pautas do setor de combustíveis, destacam-se a inclusão de dispositivos na Luos e no PPCub para que os postos de gasolina regularizem a situação de lava-jatos, lojas de conveniência e outros serviços.

 

Patrícia Maia agora é sócia do salão B7

O Salão Backstage 7 ganha reforço feminino. Criado em 2017 pelo empresário Guy René, o espaço — também conhecido como B7 — foi pensado para o público masculino. Mas, hoje, evento para convidados marca a chegada da profissional Patrícia Maia para administrar um espaço pensado para as mulheres e, em especial, para as noivas. Com know-how de duas décadas como braço direito do irmão Ricardo Maia, queridinho das noivas brasilienses, Patrícia achou que era hora de alçar voo e aceitou sociedade nesse novo desafio.