Iphan dá parecer contra VLT na W3 em projeto do PPCub

Depois de anos de espera, o GDF vai poder avançar com o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). O Iphan, que é um órgão federal, entregou, ontem, parecer técnico à proposta feita pela Seduh. De forma geral, aprovou a minuta do projeto de lei, que chega a mil páginas devido à grande quantidade de mapas. Mas se posicionou contra o veículo leve sobre trilhos (VLT) na W3 por considerar que a rede de fiação aérea vai ferir o tombamento. Também apontou restrição a novos usos comerciais da área do Autódromo Internacional de Brasília para concessão ao setor privado e à altura dos prédios na Quadra 901 da Asa Norte. Além disso, se manteve desfavorável ao uso do Setor Comercial Sul para moradia.

GDF/Divulgação - Reunião do Iphan no Palácio do Buriti
CDL-DF/Divulgação - Papai noel da CDL
Fibra-DF/Divulgação - Ibaneis Rocha e Jamal Bittar
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press - 19/11/2018. Credito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. CB Poder. Entrevista com Izidio Santos Junior, proximo secretario de obras do DF.

Lote mais caro do DF

A Terracap vendeu o lote mais caro da história da empresa e já comercializado na capital federal. A venda vai arrecadar
R$ 406,67 milhões. Trata-se de um terreno de 165 mil metros ao lado do Parkshopping. Duas construtoras ofereceram lances durante a licitação, nesta sexta-feira. A vencedora foi a Emplavi. O valor mínimo exigido no edital de licitação era de R$ 353 milhões. A área é de uso misto. A previsão é de que no terreno seja erguido um empreendimento imobiliário residencial com estabelecimentos comerciais. "Será um importante reforço de caixa para a Terracap poder realizar investimentos em projetos de infraestrutura na nossa cidade como o Drenar DF", disse Izidio Santos, presidente da Terracap.

Mesa Brasil fecha o ano com prato cheio

O programa Mesa Brasil no DF, realizado pelo Sesc, entregou, neste ano, 1,5 milhão de quilos de alimentos a 306 instituições. Ao todo,74 mil pessoas tiveram a fome reduzida porque foram contempladas com doações diversas feitas por empresários. O embaixador do projeto, Sebastião Abritta, explica que o Mesa "é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, uma referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos".

Audiência Pública

O PPCub definirá as regras de uso e ocupação da área tombada na capital federal, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. O projeto está sendo discutido há 10 anos. Mas, agora, parece que destravou e seguirá para a Câmara Legislativa. Antes, o GDF vai convocar audiência pública em março. E em seguida será analisado pelo Conplan para, até o final de abril, ser entregue oficialmente à apreciação dos deputados distritais. "Quero ressaltar a parceria com o Iphan e o fato de termos avançado nesses três anos como nunca tínhamos avançado antes", disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Mateus Oliveira.

Sinergia

"Com muita habilidade, criamos essa sinergia entre o Iphan e o GDF. Conseguimos derrubar barreiras", comentou o superintendente do órgão Saulo Diniz. "Sempre digo que antes de Brasília ser tombada pelo Iphan, foi tombada pelo GDF. Então, a responsabilidade é de ambos", completou. O presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da CLDF, o deputado Cláudio Abrantes participou do encontro. A entrega oficial do parecer do Iphan foi no Palácio do Buriti e teve a presença do governador Ibaneis Rocha que conduziu a reunião. "O PPCub tem grande importância para o DF, e, por isso, estamos juntos nessa missão de aprovar a lei", frisou.

Agradecimento aos comerciantes

Para 2022, a meta é aumentar pelo menos em 10% o total de pessoas assistidas. "A causa é nobre e exercita a sensibilidade de centenas de empresários que fazem doações. Graças ao apoio de supermercados, atacadistas, produtores rurais, entre outros comerciantes, podemos realizar esse trabalho. Somos imensamente gratos aos doadores" , diz Abritta, que é vice-presidente do Sindivarejista.

CDL faz ação social com espírito natalino

A Fundação CDL-DF realizou a 15 edição da campanha de Natal em 12 instituições de acolhimento. Elas receberam a visita de Papais Noéis que distribuíram presentes: Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae DF; Márcio Farias, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico; o chef Alessandro Albanes, do restaurante Nossa Cozinha Bistrô; e Olégario Frossard, técnico em vendas.

Alegria e esperança

Mais de 400 crianças e adolescentes receberam kits com roupa, calçado e presente e estão participando de ceias de Natal completas. "São dias de trabalho intenso, mas levar alegria e esperança para todos esses jovens é gratificante. Agradecemos a todos os voluntários que participaram desse momento tão especial", disse Wagner da Silveira, presidente da CDL no DF.