Ibaneis faz balanço do mandato

Correio Braziliense
postado em 02/01/2022 00:01

No último dia de 2021, o governador Ibaneis Rocha (MDB) divulgou um balanço dos três anos de mandato. Veja alguns pontos abordados: 

Entregas

Túnel de Taguatinga e o viaduto do Sudoeste são as duas principais obras que o governador Ibaneis Rocha deverá inaugurar em meados de 2022.

Sem aumento de tarifas

O governador Ibaneis Rocha prometeu que não haverá aumento de tarifa de ônibus neste ano. "Estamos com as nossas tarifas equilibradas. Tivemos alguns problemas no final do ano e houve uma complementação tarifária que foi feita com orçamento do Distrito Federal exatamente para que a gente não tenha aumento no valor das tarifas. Estamos vivendo um período de muito desemprego e muita dificuldade e tudo o que a gente não quer neste momento é um aumento de tarifa de ônibus".

Desoneração tributária

A política de incentivos fiscais vai continuar. Ibaneis disse que tem cobrado menos impostos em alguns setores e a medida tem rendido frutos para os cofres públicos. "O retorno tem sido positivo. Estamos arrecadando mais do que antes, cobrando menos e arrecadando mais. O efeito tem sido muito favorável da balança para o DF. Vamos continuar fazendo", disse. E acrescentou: "Isso é uma política liberal da qual eu sou extremamente favorável. O Brasil perde muito em não fazer uma reforma tributária de verdade".

Terceira parcela de reajuste

Ibaneis reafirmou que vai pagar a terceira parcela de reajuste dos servidores públicos em abril. Não há risco de atraso no pagamento de nenhum salário. 

Nota 8 para a gestão da pandemia

Para o governador, no balanço geral, a gestão da crise provocada pela covid-19 vale uma nota 8. "Nós tivemos vários momentos de muitas dificuldades, principalmente quando o número de leitos foi reduzido. Mas avançamos muito nessa questão da saúde, conseguimos agir rápido para atender a população. Ficou um saldo negativo na questão da saúde porque você deixa de atender as cirurgias eletivas, aquelas mais simples para poder atender os pacientes de covid que estavam necessitando de UTI, mas no cômputo geral, acho que saímos bem. Uma coisa que revela isso é que, agora no fim do ano, tive o prazer de ser homenageado por quase todas as federações do DF, pela Fibra, Fecomércio, CDL. Ficou claro que o que foi feito era o necessário".  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação