Aberta a temporada de liquidações

Correio Braziliense
postado em 03/01/2022 00:00 / atualizado em 03/01/2022 00:00
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Início de ano novo é sinônimo de preços baixos no comércio do DF. Lojas iniciam liquidações oferecendo descontos de até 50% e facilitando as formas de pagamento. Mais de 1.200 empresas em shoppings e entrequadras do Plano Piloto e demais cidades do DF começam a liquidar esta semana.

Renovar estoques

O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Sebastião Abritta, explica que o comércio vendeu mais 16% no fim de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, quando houve queda de 2% no faturamento. A ordem agora é liquidar para renovar os estoques. Os segmentos que mais fazem promoções são os de confecções, calçados e objetos para o lar.

Gama vira clube-empresa

A Sociedade Esportiva Gama é o primeiro clube de futebol do Distrito Federal a obter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O documento foi emitido na dia 29 de dezembro. O time afirma ser o segundo no país a entrar para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

De jogador a empresário

A implementação da Lei da SAF, em vigor desde agosto de 2021, ganhou noticiário internacional com a venda de 90% das ações do Cruzeiro para o ex-jogador e hoje empresário Ronaldo Nazário, o Fenômeno. A aquisição foi firmada em R$ 400 milhões, mais as dívidas do clube.

Modelo internacional

"Este é um caminho sem volta, não apenas porque boa parte dos clubes está combalida financeiramente, mas também porque representa a chance de trazer modelos internacionais e bem sucedidos de gestão do futebol. Aquele benchmarking que tem como foco a Europa pode estar vindo em peso para o Brasil", avalia Diogo Montalvão, advogado tributarista da BLJ Direitos e Negócios. O escritório com sede em Brasília atuou diretamente no processo de conversão do Gama-DF de clube social para empresa.

Movimentação

Praticamente nas mesmas condições, o Botafogo foi vendido ao fundo Eagle Holding, do empresário norte-americano John Textor. A expectativa é de que o América-MG e o Bahia sejam os próximos de uma extensa lista de clubes que pensam em aderir ou já realizam internamente os trâmites necessários para concluir a conversão em clubes-empresas.

Setor atacadista comemora decisão do STF

O setor atacadista no DF repercutiu com sentimento de alívio a decisão do STF de validar a lei distrital 4.732/2011. A norma perdoou dívidas de ICMS originadas porque benefícios fiscais anteriores tinham sido suspensos pela Justiça. Tributaristas e empresários avaliaram que a decisão do Supremo traz segurança jurídica.

Essa foi uma grande vitória para o setor atacadista no final de 2021. Isto nos traz uma segurança jurídica para continuar investindo e trabalhando no Distrito Federal"

afirmou o presidente do SindiAtacadista, Lysipo Gomide

Mérito Economia

O empresário Álvaro Silveira Júnior foi especialmente recebido no gabinete do governador Ibaneis Rocha, no final de 2021, para a entrega das medalhas Mérito Buriti e Mérito Economia. Em clima de despedida do GDF, o então secretário de Economia, André Clemente, participou da condecoração. Foi uma das últimas agendas no Buriti antes de tomar passe como novo Conselheiro do TCDF.

Atuação de destaque

Alvaro Silveira é um empresário bastante atuante no DF. Está à frente da rede de Drogarias Brasil, é vice-presidente do Sindiatacadista, do Conselho Deliberativo do Sebrae regional e diretor-executivo do Instituto Fecomércio. No dia da solenidade oficial para os agraciados com a medalha, Álvaro estava fora da cidade e não pôde participar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 03/01/2014. Crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Promoções das lojas após o Natal e Reveillon. Faixa de desconto em loja do shopping Conjunto Nacional.
    03/01/2014. Crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Promoções das lojas após o Natal e Reveillon. Faixa de desconto em loja do shopping Conjunto Nacional. Foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press
  •  01/11/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF CB.Poder entrevista o vice-presidente do sindvaregista Sebastião Abritta.
    01/11/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF CB.Poder entrevista o vice-presidente do sindvaregista Sebastião Abritta. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Time do Gama
    Time do Gama Foto: Ricardo Botelho/SEGAMA
  •  18/12/2021. Crédito: Se´rgio Santos Rodrigues/Instagram. Esportes. Ronaldo Fenômeno e Se´rgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro F.C, acertam compra do Cruzeiro.
    18/12/2021. Crédito: Se´rgio Santos Rodrigues/Instagram. Esportes. Ronaldo Fenômeno e Se´rgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro F.C, acertam compra do Cruzeiro. Foto: Sérgio Santos Rodrigues/Instagram
  • Lysipo Gomide, presidente do Sindiatacadista. Capital S/A
    Lysipo Gomide, presidente do Sindiatacadista. Capital S/A Foto: Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação