Mais recursos para aumentar a eficiência na arrecadação

Correio Braziliense
postado em 04/01/2022 00:01
 (crédito:  Maurenilson Freire/CB/D.A Press)
(crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)

O Distrito Federal vai receber R$ 43 milhões por meio de programa nacional para modernizar a gestão administrativa, fiscal, financeira e patrimonial dos municípios brasileiros, o PNAFM III. A meta é tornar mais eficiente o sistema fiscal vigente. A iniciativa é do Ministério da Economia e os recursos são liberados pela Caixa Econômica Federal. O governador Ibaneis Rocha assinou o convênio no dia 29 de dezembro com o secretário de Economia, Itamar Feitosa.

Cadastro territorial

Os recursos serão usados para o desenvolvimento de um sistema contínuo de atualização da base cartográfica no DF. Assim, será possível atualizar o cadastro do IPTU e acompanhar a ocupação do solo urbano, além de auxiliar a preservação do meio ambiente.

Notas fiscais

Também será reforçado o sistema para controlar o recolhimento de ICMS e ISS. O convênio vai promover maior controle das operações desde a emissão da nota fiscal até a identificação, ou não, do seu pagamento.

Censo imobiliário

Será realizado censo imobiliário e criado o portal web de gestão deste setor. O censo vai aferir a real condição de cada imóvel público do DF. Sem um mapeamento assertivo das condições físicas dos imóveis, por exemplo, é impossível determinar prioridade na destinação de recursos para manutenção predial.

Modernização tecnológica

Está prevista a implantação do "Parque Tecnológico/Datacenter Relacionado à Gestão Distrital Modernizada". Vai armazenar dados relativos a tributos distritais e seu acesso ao contribuinte (transparência), com conectividade as unidades fiscais.

Capacitação de servidores

A atualização dos servidores para atender a sistematização das diversas melhorias implantadas é uma da ações importantes. Todos os projetos novos despendem ainda de licitação para serem executados. Os recursos da área federal serão liberados em parcelas conforme o andamento do convênio.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Robótica na área rural

 (crédito: IFB)
crédito: IFB

A cidade de Planaltina conta com um tradicional e histórico cenário agropecuário e tem sido impactada positivamente pela inovação tecnológica. Uma das iniciativas do Instituto Federal de Brasília/ Campus Planaltina é integrar a vocação da região com parcerias voltadas para o desenvolvimento da tecnologia e da robótica na educação.

Monitores

O professor de Informática Paulo José de Souza Junior, um dos idealizadores do projeto, pretende preparar estudantes do IFB de ensino médio do campus Planaltina para serem monitores em escolas do ensino fundamental da Regional de Ensino da Secretaria de Educação na cidade.

Kits high-tech

A ideia é trabalhar com o uso de kits de ensino com dispositivos tecnológicos por meio da metodologia de ensino "maker" voltada a crianças. As escolas que irão participar serão selecionadas este ano, conforme visitas agendadas pelos professores do projeto.

Doações para a Bahia

 (crédito: Divulgação)
crédito: Divulgação

Os shoppings do Grupo PauloOctavio iniciaram uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes da Bahia. O objetivo é sensibilizar as milhares de pessoas que circulam diariamente pelos corredores de lojas, a doar alimentos não-perecíveis, cobertores e artigos de higiene pessoal. Para doar, basta se dirigir ao balcão de informações do Brasília Shopping, JK Shopping e Taguatinga Shopping ou ao Terraço para entregar os mantimentos.

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação