Previsão do tempo

Mais chuvas no DF: máxima deve chegar a 28ºC nesta terça-feira

Segundo Inmet, o dia será de céu com muitas nuvens e há chances de pancadas de chuvas isoladas em alguns períodos

Júlia Eleutério
postado em 04/01/2022 09:36
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A previsão para o Distrito Federal é de mais chuvas, principalmente à tarde, para esta primeira terça-feira do ano (4/1). Seguindo os dias anteriores, o dia começou com muitas nuvens no céu da capital e chances de pancadas de chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia também será mais quente com temperatura máxima podendo chegar a 28ºC no DF e a 27ºC no Plano Piloto. A mínima registrada foi de 18ºC na capital.

A meteorologista do Inmet Andrea Ramos avaliou que as possibilidades de chuva são maiores a partir do período da tarde. “Hoje deve ficar igual ontem, principalmente com chuvas na parte da tarde e da noite”, destacou a meteorologista. “Continua esse padrão que nós estamos observando com muitas nuvens, chuvas isoladas, por vezes também com pancadas e trovoadas, e ocasionalmente rajadas de ventos”, acrescentou.

Já a umidade relativa do ar ficará alta na capital com máxima de 95% e, nas horas mais quentes do dia, podendo chegar a 50%, mantendo-se elevada. “Mantém essa umidade e calor com essa instabilidade que temos aqui no DF e em todo o Centro-Oeste. O horário entre o final da manhã e o início da tarde fica mais abafado, a temperatura se eleva um pouco”, ressaltou Andrea.

Com um grande volume de chuvas desde o ano passado, o indicativo é de que janeiro não será diferente. “Nós estamos tendo chuvas acima da média desde outubro. O prognóstico climático coloca esse mês de janeiro com bastante chuva. A tendência é essa, a primeira semana de janeiro promete ser com muita chuva”, pontuou a meteorologista.

Com as chuvas intensas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cuidados

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação