CB.Poder

DF tem 268 mil crianças à espera da vacinação contra a covid-19

Subsecretário de vigilância à saúde diz que GDF aguarda orientação do Ministério da Saúde para vacinar crianças e assegura que a situação da gripe do DF é mais controlada em comparação a 2021

*Bernardo Guerra
postado em 04/01/2022 15:26
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O CB.Poder, uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília, recebeu, nesta terça-feira (4/1), o subsecretário de vigilância à saúde do DF, Divino Valero Martins. A jornalista Ana Maria Campos foi a responsável por mediar a entrevista com o subsecretário, que afirmou que o DF está preparado para o inicio da vacinação de crianças contra a covid-19 e que, apesar do aumento nos casos de gripe e de influenza, a situação do Distrito Federal hoje é muito mais tranquila do que no começo de 2021, quando havia muitas incertezas em relação à vacinação.

"Nós temos um público e, aproximadamente, 268 mil crianças no Distrito Federal de 5 a 11 anos. A nossa expectativa é que o Ministério, assim que definir, vai soltar uma nota informativa dizendo sobre a questão da dose, se as seringas são especificas, se o frasco será diferenciado, as observações serão bem especifica. Nós estamos dependendo do Ministério da Saúde para que ele defina essas regras claramente e que nos envie os insumos e as seringas", explicou o subsecretário, ao ser questionado sobre quando será o inicio da vacinação infantil contra a covid-19. 

Em relação aos testes, o subsecretário garante que estão sendo realizados testes de detecção do vírus em diversas partes da capital, de forma gratuita. A rodoviária do Distrito Federal é um desses pontos, com resultados para testes saindo em até 15 minutos após a realização do mesmo. "Em caso de características da gripe, na dúvida, o melhor é procurar o médico, fazer um teste de covid. É gratuito e temos na rodoviária pública também. Procure um médico e ele fará a orientação técnica necessária", recomendou.

O subsecretario também afirmou que o aumento no número de casos de influenza era algo esperado do ponto de vista da saúde pública e da epidemiologia. "Estávamos meio que esperando essa situação, mas com a chegada do fim do ano, nós também tivemos o adiantamento do número de casos de influenza, que normalmente ocorre ali no final de abril e início de maio. Esse ano houve essa antecipação por diversos fatores, um deles foi porque nos concentramos muito no processo de imunização da covid-19 em 2020 e muita gente deixou de ser vacinado em 2020 para a influenza", detalhou.

Confira o vídeo na íntegra abaixo: 

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação