INFRAESTRUTURA /

Buraqueira em Taguatinga

Moradores e comerciantes reclamam dos acidentes e estragos provocados por buracos abertos pela chuva na avenida Samdu e nas quadras residenciais da cidade, o que revela a baixa qualidade do asfalto

*Bruna Lessa
postado em 06/01/2022 00:01

A estação das chuvas traz alívio para os efeitos da seca no Distrito Federal, mas abre também a temporada dos buracos. O asfalto cedeu em diversos pontos espalhados por todas as regiões administrativas, o que facilita a ocorrência de acidentes e gera prejuízos a quem trafega pelas vias e também para moradores dos locais afetados.

No Centro de Taguatinga, próximo a 12ª DP, a buraqueira tem avançado entre as quadras. Elmiton da Silva, 56 anos, é morador de Vicente Pires, mas trabalha no Centro de Taguatinga, e conta que é muito comum presenciar de dois a três incidentes por dia, envolvendo a perda de rodas na avenida principal. "Aqui no centro está bem bagunçado, ali perto das Casas Bahia já está virando piscina, você não consegue nem transitar mais", pontuou. Ainda segundo ele, os buracos começam pequenos e com o aumento das chuvas eles se tornam 'crateras'.

Não muito longe do ponto em que Elmiton trabalha, está o condômino Maria Lucia, na C 05, que fica em frente a dois buracos. A síndica, Julieta Dalva Costa, 78, relata que quando chove as erosões enchem de água e confundem os motoristas. "É um tal de furar e rasgar pneu, que não é brincadeira", lamenta. De acordo com a moradora, a chuva tem sido responsável pelo aumento dos buracos na via.

Dono de uma borracharia na Samdu, Ribamar Alves, 58, conta que no período de verão, quando o número de buracos aumenta, a demanda de clientes tende a aumentar também. Ele ainda destaca que as principais ocorrências são relacionadas a pneus cortados e rodas empenadas.

Cratera na QSC 26

O transtorno não se restringe apenas às quadras comerciais. Na quadra residencial QSC 26, os moradores precisam se adaptar a um grande buraco que só aumenta. Vânia Alves da Silva, 64, é moradora da quadra e representa a comunidade em alguns pedidos feitos à Administração Regional de Taguatinga. Para ela a situação é um total descaso.

"Eles não dão retorno. Falaram que viriam mas não tomaram providência nenhuma. Quando chove, faz isso aí, abre o asfalto todo, os sacos de lixo também são levados para a boca de lobo. Essa é outra que daqui a pouco vai explodir também", completa a moradora indignada.

Hélio Alves, 61, morador da quadra, pontua que já foram feitas reclamações e pedidos para a administração. "Eles vieram, asfaltaram a rua aqui e deixaram esse buraco, só que esse asfalto também não valeu de nada, está todo estourado de novo". De acordo com o morador, a administração esteve na quadra em outubro de 2021, mas o maior buraco não foi tapado.

Segundo os moradores da quadra, recentemente uma senhora se machucou por conta da erosão e precisou ser levada ao hospital.

Em nota, a Administração de Taguatinga informou que, em conjunto com a Novacap, desde o início de dezembro do ano passado, realiza uma Operação Tapa-buracos de emergência. "No último mês de 2021, nos serviços de fresagem, tapa-buracos e recapeamento asfáltico foram utilizadas mais de 1 mil toneladas de massa asfáltica", diz a nota. Segundo o órgão, nesta primeira semana de 2022, a operação continua por toda a cidade.

* Estagiária sob a supervisão de Layrce de Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação