Favas contadas 07/02

Correio Braziliense
postado em 07/01/2022 00:01
 (crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press)
(crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press)

Iguaria francesa

Rilletes são carnes cozidas durante horas na própria gordura até desfiar e ficarem com a consistência de quase um patê. É esta a especialidade do francês Alexandre Desvignes, de 26 anos, nascido em Annecy, fronteira da França com a Suíça, que veio a Brasília depois que conheceu e casou com a baiana Julia, funcionária do escritório de um organismo internacional.

O casal já tem um filho Bernardo, de 4 anos.

Alex, como é chamado, aprendeu a arte de preparar rilletes ainda criança com o avô materno Pierre de Lugaz, que teve um restaurante nos Alpes franceses. Em Brasília, ele trabalha como assistente administrativo da Embaixada da Bélgica e nas horas vagas se associou a outro francês, Cedric Pol, de 42 anos, natural de Toulous. Os dois passaram a preparar juntos não só as rilletes, como também, jantares exclusivos em domicílio. Depois que Cedric voltou para a França, antes da pandemia, Alex continuou a elaborar as receitas francesas.

Quatro sabores

Com a grife Saveurs et Traditions Montagnarde são produzidos rilletes de porco, especialmente do pernil, lombo e paleta; de pato, que cozinha de oito a 10 horas em fogo baixo e leva 10% de carne de porco para dar liga; de javali e de coelho, oriundo de uma criação em Planaltina. O de porco é o que mais se assemelha ao paladar do brasileiro pois se parece com os nossos patês. “Na França, consumimos rillete com uma salada de folhas e baguete, acompanhada de vinho tinto”, informa Alex.

Embalados em vidro de 180g, os produtos que ainda levam ervas, cebola, sal, pimenta-do-reino, além de louro, coentro e gim, no caso da versão do coelho, são vendidos nas duas lojas do L´amour Du Pain. Telefones: 3525-5909 (115 Sul) e 3576-0515 (QI 11 Lago Sul).

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  06/01/2022. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Rillettes Montagnarde.
    06/01/2022. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Rillettes Montagnarde. Foto: Liana Sabo/CB
  •  06/01/2022. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Rillettes Montagnarde.
    06/01/2022. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Rillettes Montagnarde. Foto: Liana Sabo/CB
  •  06/01/2022. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Rillettes Montagnarde.
    06/01/2022. Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Rillettes Montagnarde. Foto: Liana Sabo/CB

Retrospectiva

 (crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press)
crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

O que abriu

Depois de um ano de depressão, no qual os restaurantes estiveram todos fechados - muitos não reabriram mais - o setor de alimentação fora do lar deu a volta por cima e logo no início de 2021 participou com 40 operações da 24ª edição do Restaurant Week. Veja o que abriu:

Ainda em janeiro, o português Antonio Machado Barrigana que instalou seu fogão ao lado da Costelaria Gaúcha na pista paralela à da ponte JK para assar bacalhau e polvo, encerrou o ano com contrato assinado para leva a grife O Tugo para o shopping CasaPark, onde em fevereiro abriu o Bardot.

Em abril abriu as portas em abril na 212 Sul o Fuego, Alma & Vino, cuja parrilha pilotada por um autêntico chef parrilheiro argentino era muito esperada.

Maio trouxe para a quadra 412-413 Norte, vizinha ao Parque Olhos d´Água, duas grifes italianas de uma vez: a Nonna Augusta Trattoria, que já atuava no Guará 11, e Italianíssimo com cardápio de pizzas soberbas.

Alta culinária oriental chegou ao espaço Quattro, em Águas Claras com o japinha Taian, que executa muito mais que sushi e sashimi.

Foi no meio do ano que a primeira unidade do Piselli, fora de São Paulo, se fez presente no shopping Iguatemi, onde funcionou o Gero, e preencheu a falta da boa comida italiana.

Depois de funcionar por 15 anos na 103 Sul, Viande expandiu sua oferta dos melhores cortes de carne para a Quadra 303 do Sudoeste.

O dia de São Pedro a 29 de junho se chamou, no ano passado, dia do Manuelzinho, que nessa data inaugurou na 404 Sul, um restaurante para chamar de seu com o conhecido e delicioso menu da gastronomia portuguesa.

Outra super inauguração, ainda em junho, foi no Brasília Shopping, onde o premiado chef Marco Espinoza instalou o Cantón, uma invenção própria que mescla a culinária peruana com a influência chinesa e em Lima, se chama chifa.Brasilian Paradise, o braço ainda mais lacustre do Cafe de La Musique, sede de inesquecível réveillon mantém programação durante todo o verão.

Jamie Oliver Kitchen ocupa finalmente em julho o piso térreo do Shopping Venâncio numa área de 620 metros quadrados com menu exclusivo Kali, um café na 103 Sul, serve todos os itens do brunch das 8h às 22h, enquanto Jijoca, na 402 Sul, traz o sabor do mar.

Desde agosto, pastel de natas e bacalhau tem todos os dias no Trás-os-Montes, da 215 Sul. Na 412 Norte, chega Charlotte´s, casa de chá à moda inglesa.

No Núcleo Bandeirante, o bufê do Osmar construiu o imponente Versá, Eventos e Restaurantes com muitas opções gastronômicas.

Franquia traz para a 404 Sul, o Boali que quer dizer boa alimentação, enquanto a chef Ana Toscano está de volta com seus quitutes italianos, agora congelados, na 307 Sul.

Essa ninguém poderia imaginar: a Casa Maaya e o restaurante Maraí Beach, à beira do lago, virariam cinzas ao completar três meses.

Chef Léo Bisky, que começou lavando pratos na Chapada, emplaca a cozinha do bistrô Vinalla, no Gilberto Salomão e no CasaPark, aberto mais tarde.

Vino 1 ,franquia curitibana de vinhos e comidinhas, caiu no gosto do gourmet e movimenta a noite na 413 Sul.

 

  • 2021. Cr?dito: Piselli/Divulga??o. Gastronomia. Apresenta??o do restaurante Piselli, de S?o Paulo, que inaugura no Iguatemi. O propriet?rio Juscelino Pereira.
    2021. Cr?dito: Piselli/Divulga??o. Gastronomia. Apresenta??o do restaurante Piselli, de S?o Paulo, que inaugura no Iguatemi. O propriet?rio Juscelino Pereira. Foto: Piselli/Divulga??o
  • Fuego, Alma e Vino está na 112 Sul. O ambiente clean e sofisticado é um dos atrativos da casa de carnes
    Fuego, Alma e Vino está na 112 Sul. O ambiente clean e sofisticado é um dos atrativos da casa de carnes Foto: Gui Teixeira/Divulgação
  • Chef Marco Espinoza, fundador do Cantón: nascido no Peru, mas cada vez mais brasileiro e brasiliense
    Chef Marco Espinoza, fundador do Cantón: nascido no Peru, mas cada vez mais brasileiro e brasiliense Foto: Restaurante Cantón/Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação