Campanha de prevenção

DF terá campanha de prevenção contra câncer de cabeça e pescoço

Projeto da deputada Arlete Sampaio (PT), a campanha será conhecida como Julho Verde e está prevista para ser realizada anualmente, como divulgado no 'Diário Oficial da União do Distrito Federal' (DODF) desta quinta-feira (6/1)

*Bernardo Guerra
postado em 06/01/2022 17:54
 (crédito: Rogaciano José/Câmara Legislativa)
(crédito: Rogaciano José/Câmara Legislativa)

Divulgada no Diário de União do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (6/1), a Campanha Distrital de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço — Julho Verde foi instituída pelo Governo do Distrito Federal (GDF) através da Lei Nº 7.052. A princípio, a campanha será anual, ocorrendo sempre no mês de julho, com a cor verde sendo atribuída à mesma, em prol da identificação da causa e diferenciação das demais campanhas de prevenção e conscientização que também são realizadas ao longo do ano. A lei deve ser regulamentada em até 90 dias pelo Poder Executivo.

O projeto, de autoria da deputada distrital Arlete Sampaio (PT), visa promover debates, seminários, palestras e demais atividades com vistas à conscientização e prevenção acerca do câncer de cabeça e pescoço. Ações do GDF e da Secretaria de Estado de Saúde são esperadas para a campanha, com setores da iniciativa privada, demais órgãos do Distrito Federal, sociedade civil organizada e organizações não governamentais podendo participar juntamente, através de parcerias.

Dentre as atividades sugeridas pelo projeto, a Secretaria de Saúde poderá divulgar os direitos trabalhistas e sociais, dar acesso ao tratamento precoce na rede pública, para diminuição dos óbitos e das sequelas anatomofuncionais graves e permanentes, mobilizar as instituições de saúde para fazerem mutirões papa-filas para biópsia e início do tratamento e proporcionar à rede primária, secundária e terciária capacitações sobre assistência integral a esses pacientes.

*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação