Tentativas de reabertura e reforma

Correio Braziliense
postado em 07/01/2022 00:01

» As obras de construção do Teatro Nacional começaram em 30 de julho de 1960.

» A estrutura ficou pronta em 30 de janeiro de 1961, mas as obras foram interrompidas por um período de cinco anos, sendo retomadas parcialmente em 1966 para a inauguração da Sala Martins Pena.

» Nos primeiros 10 anos de Brasília, o espaço vazio da pirâmide serviu para diversas funções, como campeonato de vôlei, missa do galo, alistamento militar, bailes de carnaval e concurso de beleza.

» Após 10 anos de atividade, a Sala Martins Pena foi fechada em 1976 para as obras de conclusão do Teatro Nacional.

» O teatro foi reaberto em 6 de março de 1979, com todas as salas concluídas, mas problemas técnicos fizeram com que novas obras fossem necessárias a partir de novembro do mesmo ano.

» Nesta última etapa, foi construído o Anexo do Teatro, para abrigar a administração, a sede da Fundação Cultural.

» Em 21 de abril de 1981, a obra do Teatro Nacional foi oficialmente concluída e entregue à população de Brasília.

» Em janeiro de 2014, o Teatro Nacional foi fechado por recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, por não atender a normas de acessibilidade e segurança vigentes.

» No mesmo ano, a Secretaria de Cultura do DF realizou licitação e posterior contratação do projeto executivo de reforma. No entanto, o orçamento de mais de R$ 200 milhões fez com que a reforma não saísse do papel.

» No final de 2019, a Secec captou, junto ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, R$ 33 milhões, destinados à reforma da Sala Martins Pena.

» Sem a liberação da verba, em janeiro de 2022, o governador Ibaneis Rocha autorizou licitação para as obras com recursos do GDF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação