Farmácias poderão ser locais de testagem para covid

Correio Braziliense
postado em 07/01/2022 00:01

A Fecomércio DF, por meio do Sincofarma, e a Secretária de Saúde pretendem firmar convênio para que farmácias e drogarias na capital federal realizem a testagem na população de forma gratuita. O GDF recebeu um lote de 800 mil testes, mas não tem estrutura para aplicar os exames na celeridade necessária para mapear as regiões, onde a pandemia voltou a avançar. A taxa de contaminação, que estava controlada, subiu em dezembro e segue preocupante neste início de janeiro devido à nova cepa, ômicron.


Força-tarefa com os farmacêuticos
A ideia é que a Secretaria de Saúde repasse parte dos testes, no caso o Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag), às farmácias que, por sua capilaridade em todo o DF, realizariam com os farmacêuticos a testagem nos próprios estabelecimentos. E dariam as primeiras orientações em caso positivo para covid. Para os assintomáticos, voltar para a casa e fazer quarentena. E àqueles que apresentarem sintomas que se dirijam à UBS mais próxima.

Vacinação no aeroporto
Começou a funcionar ontem o posto de vacinação no Aeroporto de Brasília. A iniciativa é uma parceria do Sesc DF, Secretaria de Saúde e Inframérica. O Sesc também está atendendo na Rodoviária do Plano Piloto com a vacinação e testagem. Também participa do trabalho na UBS da 612 sul. Desde o início dos serviços, em dezembro, já foram feitos 4.098 testes e 10.807 vacinações. No aeroporto acontece na área de desembarque de segunda-feira a sexta-feira, de 09 as 17 hrs.

Desde o início da pandemia realizamos testagens e agora o Sesc-DF tem somado esforços para atuar na plena imunização da nossa população. E nesse momento, em que os casos de contágio estão crescendo, essa parceria com o GDF é fundamental”
ressalta o diretor-regional do Sesc, Valcides de Araújo Silva

Bares e restaurantes esperam sanção do Relp
Pesquisa realizada pela Abrasel em dezembro mostra que a maioria dos empresários do setor de alimentação fora do lar aguarda ansiosamente pela promulgação do Relp (Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional). A lei permite refinanciamento de dívidas federais para micro e pequenas empresas. A enorme maioria (96%) mostrou-se interessada: 60% dizem que irão aderir com certeza e outros 36% afirmam que avaliam aderir dependendo das condições.


Parcelas em atraso
Quase a metade das empresas consultadas (47%) já tem parcelas do Simples nacional em atraso. E 85% destes têm medo de serem desenquadrados do regime fiscal diferenciado. “A expectativa é alta. Queremos começar o ano e reafirmar a retomada com o alívio de saber que não haverá o desenquadramento do Simples por dívida. Por isso, o refinanciamento é tão importante”, avalia o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.


Sinais de retomada
Segundo a pesquisa, a retomada ganhou corpo em dezembro. Mais de um em cada quatro estabelecimentos (27%) disse ter contratado funcionários no último mês do ano. Outros 22% têm a expectativa de seguir contratando no início de 2022. E, embora o índice dos que seguem trabalhando com prejuízo tenha melhorado pouco (de 35% em novembro para 33% em dezembro), é animadora a notícia de que um terço dos estabelecimentos (33%) já têm faturamento atual melhor do que antes da pandemia.

Prazo de adesão ao Refis começa na segunda-feira
Será aberto na próxima segunda-feira o prazo de adesão ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Distrito Federal (Refis 2021). Ele se encerra em 31 de março de 2022. O programa foi elaborado pela Secretaria de Economia e faz parte do Pró-Economia II. O pacote de medidas econômicas, para auxiliar a recuperação financeira da população e do setor produtivo, foi realizado devido à crise provocada pela pandemia.


Segurança jurídica
A estimativa do GDF é de que 80 mil pessoas jurídicas e outras 304 mil pessoas físicas estão aptas a participar do Refis 2021. O secretário de Economia, Itamar Feitosa, destaca o sucesso da última edição do programa. “Mais de 41 mil pessoas físicas e 11,3 mil empresas aderiram ao Refis 2020. Agora, teremos uma nova oportunidade de cidadãos e empresas regularizarem sua situação e voltarem a ter segurança jurídica´´, explica. Com esta nova versão do programa, estão incluídas as dívidas de 2019 e 2020.


Descontos
O mais arrojado programa de renegociação de dívidas da história do DF alcançou o montante de R$ 3,125 bilhões refinanciados. Pela primeira vez, o GDF concedeu descontos tanto no valor principal da dívida quanto em juros e multas, que chegaram a até 95%. O Refis 2021 concederá descontos em negociações relativas a ICMS, Simples Candango, ISS (incluindo profissionais autônomos e sociedades uniprofissionais), IPTU, IPVA, ITBI, ITCD, Taxa de Limpeza Pública, além de débitos não tributários.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação