O serviço de emissão do documento de identidade no Distrito Federal ocorre, agora, por meio de um novo sistema. O modelo, lançado recentemente pela Polícia Civil (PCDF), usa a biometria e visa tornar o processo mais seguro, bem como facilitar a verificação das impressões digitais de suspeitos de cometer crimes. Para fazer o registro, o cidadão deve comparecer a uma das 10 delegacias disponíveis ou visitar uma das seis unidades do Na Hora (leia Endereços).
O sistema anterior era usado desde 2008, mas passou por mudanças em novembro último. Para permitir a modernização das unidades de atendimento, os postos receberam novos computadores, câmeras fotográficas, tablets e equipamentos de coleta biométrica. Com isso, a emissão da primeira via do documento — gratuita — ou da segunda (R$ 42) fica sujeita a agendamento pelo site da PCDF ou pelo telefone 156. As vagas são para dias úteis, exceto feriados, em dois horários pela manhã e dois à tarde.
Para fazer o registro, o cidadão deve informar nome completo, data de nascimento, CPF, e-mail e telefone. Ainda é possível incluir no documento o número das carteiras de habilitação, de trabalho e título de eleitor, mas apenas mediante apresentação das versões originais. Além disso, agora é possível pedir a segunda via do registro virtualmente, 24 horas por dia e sem necessidade de agendamento. A retirada fica disponível em local escolhido pela internet, mediante pagamento da taxa de R$ 42.
Diariamente, a Polícia Civil atende de 80 a 120 pessoas que precisam da segunda via. Os requisitos são: ter carteira de identidade emitida a partir de 1º de julho de 2018; ter mais de 16 anos; ser brasileiro nato; e não ter dados pessoais que passaram por mudanças nesse período. Para quem tem o documento emitido em data anterior, o pedido deve ser feito, exclusivamente, em formato presencial, em um dos 16 postos disponíveis. No caso de quem precisa da primeira versão, o registro diário se aproxima de 1,1 mil, segundo a PCDF. O prazo para entrega é de quatro dias úteis e, caso não sejam retirados em até seis meses, os itens são levados para incineração.
A Polícia Civil lembra que cidadãos com RG emitido no DF até 1º de julho de 2018 podem baixar, gratuitamente, a versão eletrônica da identidade. O documento tem o mesmo valor da versão física e permite acesso rápido a informações não disponíveis nos formatos antigos, como PIS, CPF, entre outros. Quem não emitiu o modelo atualizado precisa pedir uma segunda via do formato impresso para conseguir o código necessário à disponibilização do registro eletrônico.
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