Aprendi, ao longo desses 50 anos, como empresário e advogado, que as lutas e as adversidades que não estão ao nosso alcance podem ser enfrentadas de duas formas: com pessimismo ou com otimismo.
Eu, como entusiasta da vida, escolhi, nesta pandemia, conjuntamente com minha equipe de trabalho, enfrentá-la trocando a palavra "crise" por "cria-se", mantendo todos motivados, mesmo em meio a tantas notícias ruins. No ano de 2021, pudemos nos reinventar e colher frutos nunca alcançados. Pude adaptar a Wilfrido Augusto Marques Advogados aos avanços tecnológicos e colocar nossa equipe realizando julgamentos virtuais com a mesma qualidade dos julgamentos presenciais. Na casa de eventos Caza Wilfrido, não dispensei nenhum funcionário em 2020, tendo Gramado, com o fechamento das fronteiras, tornado-se um dos hotspots do brasileiro, o que favoreceu nossas atividades em 2021.
O agronegócio, atividade que, antes, desempenhava apenas por paixão em minhas fazendas Sanga Puitã, Vale do Sossego e Jatobá, consolidei como atividade empresarial. Atendendo à demanda da pandemia, nós, agricultores, produzimos ainda mais alimentos para nossa população em meio ao caos mundial. Mostramos ao mundo que somos autossustentáveis e que, em meio a uma pandemia, conseguimos nos unir e enfrentá-la da mesma forma dos países chamados de primeiro mundo.
Aprendi que precisamos fazer do nosso deserto uma caminhada de fonte para a vida. Experimentei isso no fim deste ano, em Dubai, quando pude ver o que um visionário, tido como louco na década de 1970, transformou um lugar com escassez de recursos em um dos maiores hubs de negócios do mundo.
Este é o meu desejo para 2022: que possamos olhar as lutas enfrentadas com outras perspectivas e lembrarmos desta pandemia como Winston Churchill, com otimismo e transformando cada dificuldade em uma nova oportunidade. Mire suas metas na lua, porque, se você errar, ainda vai estar entre as estrelas.
Esse é meu lema de vida.
Wilfrido Augusto Marques
Advogado, empresário, pecuarista
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.