Autódromo vai receber corridas em 2022

Correio Braziliense
postado em 08/01/2022 00:01
 (crédito: Michel Jesus/Camara dos Deputados)
(crédito: Michel Jesus/Camara dos Deputados)

O governador em exercício, Paco Britto (Avante), vai anunciar segunda-feira a programação de corridas do Autódromo de Brasília. As pistas, que não recebem eventos desde 2014, estão em fase final de obras e devem entrar no circuito de grandes corridas neste ano. Paco, que sempre se empolgou com o tema, quer fazer uma festa com a novidade. Acredita que a abertura do autódromo vai criar empregos e oportunidades.


Sonho perto de ser realizado

Nascido e criado em Brasília, Enzo Elias, 19 anos, campeão da Porsche Carrera Cup 3.8, terá a oportunidade de disputar, pela primeira vez, uma prova na sua cidade, se a sua categoria vier para o DF. Enzo ainda não havia começado a carreira quando o autódromo foi fechado. "Um dos meus maiores sonhos é ganhar em Brasília", diz. Não faltará torcida.

Novas restrições

O setor de hotéis, bares e restaurantes está preocupado com as novas restrições que a pandemia pode provocar. O presidente do Sindhobar, Jael Antônio da Silva, esteve, ontem, com o governador em exercício, Paco Britto, preocupado com a proibição do carnaval de rua neste ano. Era o momento de aumentar o faturamento. Mas a situação é crítica. A taxa de contaminação passa de 1,5. Significa que cada 100 positivos para covid-19 podem infectar outras 150 pessoas.

Falhas

O desmoronamento do prédio em Taguatinga pode ter ocorrido por um conjunto de fatores conhecidos: descumprimento das regras básicas de construção e falta de fiscalização. O laudo, segundo integrantes do governo, deve apontar que a edificação tinha dois pavimentos além do permitido. Como esse, há vários no DF.

Militares pegam carona no movimento da Polícia Civil

O Fórum das Associações Representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros divulgou nota em que apoia o movimento de paralisação dos policiais civis do DF de pressão pelo reajuste das forças de segurança. PMs e bombeiros não podem participar de movimentos dessa natureza e
contam com o empenho dos civis, já que o presidente Jair Bolsonaro disse que os reajustes precisam ser iguais.

"Mais uma para a lista de crimes da base bolsonarista. Bia Kicis divulgou os dados pessoais dos médicos pró-vacina pelo celular. Totalmente irregular!!! Seguem achando que podem intimidar aqueles que não digerem o negacionismo"

Deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS)

"Tanto interesse em saber quem vai se responsabilizar por um suposto vazamento de dados de um documento de médicos e nenhum interesse em saber quem vai se responsabilizar por eventuais danos por efeitos colaterais das vacinas em nossas crianças."

Deputada federal Bia Kicis (PSL-DF)(complemento)

À QUEIMA-ROUPA

Rafael Sampaio

Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do DF (Sindepo)

"Acredito que o governador quer nos atender. Tem as dificuldades naturais, mas quer nos atender"

Qual é o impasse com relação ao reajuste dos policiais civis do DF?

Dinheiro, lei eleitoral e lei fiscal. O GDF precisa destinar recursos para isso. Se não destinar, não tem meios de conceder o reajuste. A lei eleitoral impõe que o ato seja realizado até seis meses antes da eleição. Por fim, a lei fiscal impõe que o ato não gere aumento de despesa nos últimos 180 dias. Temos uma encruzilhada, o GDF precisa dedicar recursos suficientes para conceder o reajuste com efeitos financeiros no máximo a partir de junho.

Quanto a PCDF reivindica?

O que nos foi prometido, a paridade. Mas estamos atentos e dispostos a receber uma proposta para avaliação.

Ainda acredita que vai sair?

Acredito que o governador quer nos atender. Tem as dificuldades naturais, mas quer nos atender. O delegado-geral (Robson Cândido), no fim do ano, disse que já estava tudo acertado com o governador. Esse gesto é muito importante para nós.

O Sinpol deflagrou uma campanha de paralisação do serviço voluntario na Polícia Civil. O Sindepo aderiu?

Formalmente não. Nossa assembleia foi antes da do Sinpol-DF e não se deliberou sobre esse ato. Mas observamos que, em solidariedade, informalmente, os colegas também não têm marcado voluntários e cancelado o que haviam marcado.

Essa campanha pode atrapalhar o atendimento nas delegacias. A população não fica prejudicada?

Pode sim. As delegacias foram reabertas com o serviço voluntário. Não tivemos aumento de efetivo desde o seu fechamento, ninguém foi contratado, muito pelo contrário perdemos servidores. Com o quadro que temos, não tem como manter as unidades abertas sem o voluntário.

Dessa vez, a PCDF vai apoiar algum candidato ao governo?

Ainda não há candidatura formal, logo isso não está em discussão nas bases.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 26/09/2016. Crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília. Brasil. Brasília - DF. Governo autoriza chamamento de interessados em parcerias público-privadas. O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas autorizou, ainda, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) a comunicar a intenção de receber manifestações de interesse privado (MIP) para a administração do Autódromo Internacional Nelson Piquet.
    26/09/2016. Crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília. Brasil. Brasília - DF. Governo autoriza chamamento de interessados em parcerias público-privadas. O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas autorizou, ainda, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) a comunicar a intenção de receber manifestações de interesse privado (MIP) para a administração do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
  •  Crédito: Arquivo Pessoal. Eixo Capital. Enzo Elias, campeão da Porsche Carrera Cup 3.8,
    Crédito: Arquivo Pessoal. Eixo Capital. Enzo Elias, campeão da Porsche Carrera Cup 3.8, Foto: Arquivo Pessoal
  • 17/12/2020 Crédito: Maryanna Oliveira/Camara dos Deputados. Fernanda Melchionna, deputada ( PSOL - RS ).
    17/12/2020 Crédito: Maryanna Oliveira/Camara dos Deputados. Fernanda Melchionna, deputada ( PSOL - RS ). Foto: Maryanna Oliveira/Camara dos Deputados
  • Rafael Sampaio, presidente do Sindepo, aposta em negociação
    Rafael Sampaio, presidente do Sindepo, aposta em negociação Foto: Divulgação/Sindepo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação