MODERNIZAÇÃO

Serviço de emissão de identidade no DF passa a contar com registro biométrico

Novidade começou a valer no Distrito Federal recentemente. Emissão do documento ocorre em 10 delegacias de polícia e nos seis postos do Na Hora

Correio Braziliense
postado em 08/01/2022 06:00
Mudança visa tornar processo de cadastro do RG mais seguro -  (crédito: Renato Araújo/Agência Brasília)
Mudança visa tornar processo de cadastro do RG mais seguro - (crédito: Renato Araújo/Agência Brasília)

O serviço de emissão do documento de identidade no Distrito Federal ocorre, agora, por meio de um novo sistema. O modelo, lançado recentemente pela Polícia Civil (PCDF), usa a biometria e visa tornar o processo mais seguro, bem como facilitar a verificação das impressões digitais de suspeitos de cometer crimes. Para fazer o registro, o cidadão deve comparecer a uma das 10 delegacias disponíveis ou visitar uma das seis unidades do Na Hora (leia Endereços).

O sistema anterior era usado desde 2008, mas passou por mudanças em novembro último. Para permitir a modernização das unidades de atendimento, os postos receberam novos computadores, câmeras fotográficas, tablets e equipamentos de coleta biométrica. Com isso, a emissão da primeira via do documento — gratuita — ou da segunda (R$ 42) fica sujeita a agendamento pelo site da PCDF ou pelo telefone 156. As vagas são para dias úteis, exceto feriados, em dois horários pela manhã e dois à tarde.

Para fazer o registro, o cidadão deve informar nome completo, data de nascimento, CPF, e-mail e telefone. Ainda é possível incluir no documento o número das carteiras de habilitação, de trabalho e título de eleitor, mas apenas mediante apresentação das versões originais. Além disso, agora é possível pedir a segunda via do registro virtualmente, 24 horas por dia e sem necessidade de agendamento. A retirada fica disponível em local escolhido pela internet, mediante pagamento da taxa de R$ 42.

Diariamente, a Polícia Civil atende de 80 a 120 pessoas que precisam da segunda via. Os requisitos são: ter carteira de identidade emitida a partir de 1º de julho de 2018; ter mais de 16 anos; ser brasileiro nato; e não ter dados pessoais que passaram por mudanças nesse período. Para quem tem o documento emitido em data anterior, o pedido deve ser feito, exclusivamente, em formato presencial, em um dos 16 postos disponíveis. No caso de quem precisa da primeira versão, o registro diário se aproxima de 1,1 mil, segundo a PCDF. O prazo para entrega é de quatro dias úteis e, caso não sejam retirados em até seis meses, os itens são levados para incineração.

A Polícia Civil lembra que cidadãos com RG emitido no DF até 1º de julho de 2018 podem baixar, gratuitamente, a versão eletrônica da identidade. O documento tem o mesmo valor da versão física e permite acesso rápido a informações não disponíveis nos formatos antigos, como PIS, CPF, entre outros. Quem não emitiu o modelo atualizado precisa pedir uma segunda via do formato impresso para conseguir o código necessário à disponibilização do registro eletrônico.

Endereços

Confira onde obter a primeira e a segunda vias da identidade, mediante agendamento ou não. Os atendimentos ocorrem nos Postos de Identificação Biométrica (PIB) e nas unidades do Na Hora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados:

Postos de Identificação Biométrica (PIB)
» PIB nº 1 (Asa Sul) — 1ª DP, das 7h às 19h
» PIB nº 2 (Cruzeiro) — 3ª DP, das 7h às 19h
» PIB nº 3 (Guará) — 4ª DP, das 12h às 19h
» PIB nº 4 (Planaltina) — 16ª DP, das 12h às 19h
» PIB nº 5 (Samambaia Sul) — 32ª DP, das 12h às 19h
» PIB nº 6 (Santa Maria) — 33ª DP, das 12h às 19h
» PIB nº 7 (Paranoá) — 6ª DP, das 12h às 19h
» PIB nº 8 (São Sebastião) — 30ª DP, das 12h às 19h
» PIB nº 9 (Recanto das Emas) — 27ª DP, das 12h às 19h
» PIB nº 10 (Brazlândia) — 18ª DP, das 12h às 19h

Na Hora
» Na Hora 1 — Brasília (Rodoviária do Plano Piloto)
» Na Hora 2 — Taguatinga Sul
» Na Hora 3 — Ceilândia Sul
» Na Hora 4 — Sobradinho
» Na Hora 5 — Gama
» Na Hora 6 — Riacho Fundo 1

Mais informações: pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação