O ano da superação

Correio Braziliense
postado em 09/01/2022 00:01
 (crédito: pacifico)
(crédito: pacifico)

Num esforço, tentei lembrar dos muitos natais e réveillons que já passei. Difícil para qualquer um. Sei que,dos 11 aos 19 anos, a maioria das festas de final de ano passei no seminário. Não tinha presente, mas tinha Missa solene à meia-noite, café da manhã festivo e almoço com sobremesa especial.

Depois do seminário, os meus melhores natais e réveillons foram em família. Nem sei mais onde. Lugar não interessa.
O que interessa é a família, os filhos e os netos.

Aprendi para sempre: o melhor enfeite de uma festa de final de ano é o sorriso de estar-bem. A confraternização. O bom humor, a solidariedade e o renovar da esperança e da fé.

Outro belo enfeite, que fez
muita falta em tempos pandêmicos, é o abraço apertado. Da família e dos amigos.

Não podemos esquecer quatro importantes eventos para este ano de 2022. Todos mexem com o coração da gente e têm forte ligação com Brasília:

1) 21 de em abril, os 62 anos de Brasília — A saga da construção e inauguração de Brasília mudou o Brasil. Brasília fez o Brasil colher um novo país do Centro-Oeste, do Cerrado e da Amazônia. Nos tempos do presidente JK, o Brasil colheu efervescência cultural. O povo brasileiro colheu o sentimento de que é capaz de construir o que parecia impossível.

2) Em 7 de setembro, o Brasil vai comemorar os 200 anos da Independência. Com um detalhe importante: os 100 anos da Independência foram comemorados aqui em solo brasiliense, quando nem existia Brasília. Por ordem do presidente Epitácio Pessoa, em 7 de setembro de 1922, foi erguido dentro do Quadrilátero Cruls o Marco do Centenário da Independência que é, justamente, a Pedra Fundamental de Brasília. Está, ali, ao lado do Morro da Capelinha, em Planaltina.

3) Eleições no Brasil. Em outubro, a eleição renovadora para o Congresso Nacional e para a Presidência da República (dia 2, o primeiro turno e, dia 30 de outubro, o segundo turno). Hora de exercer o direito de escolher bem quem vai traçar o destino do Brasil.

4) De 21 de novembro a 18 de dezembro, a 20ª Copa do Mundo de Futebol, no Catar. A Seleção Brasileira, já pentacampeã do Mundo, vai para o Catar em busca de mais uma Copa. Será que comemoraremos o Natal e o réveillon de 2022 com o hexacampeonato?
Vamos acreditar.

Nestes primeiros dias de 2022, vale torcer pelo Brasil e pelo povo brasileiro. Vale, sobretudo, pedir aos Céus mais ética na política, mais critério na justiça, menos arrogância entre as pessoas e muito mais tolerância e paz.

É tempo também de dizer:
Obrigado, Senhor!

Quem tem humildade para agradecer tem direito adquirido para ser mais feliz.

 Silvestre Gorgulho, jornalista e ex-secretário de Estado de Comunicação e de Cultura de Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação