ALERTA

Temporal e ventos de até 100km/h no DF

Pedro Marra
postado em 12/01/2022 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, ontem, alerta laranja de perigo para chuvas intensas no Distrito Federal. O aviso dura até hoje, dia com previsão de ventos entre 60 km/h e 100 km/h, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Segundo o Inmet, há "risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz o comunicado.

Do dia 1º de janeiro até ontem, choveu na estação meteorológica de Brazlândia 222,6mm, 6% a mais do que todo o volume esperado para o mês, que é de 209,4mm. As estações do Gama, Águas Emendadas (Planaltina), Sudoeste e Paranoá registraram, respectivamente, 143,8, 94,4, 104,2 e 54,6 milímetros.

Hoje, a temperatura vai variar entre 17ºC e 27ºC, e a umidade fica entre 65% a 95%. O meteorologista do Inmet Mamedes Melo explica que o tempo vai continuar instável até sexta-feira. "A tendência para os próximos dias é de que a chuva diminuia. No sábado, devemos ter céu mais aberto, com sol ao longo do dia. A tendência é de termos um fim de semana ensolarado", afirma.

O Inmet orienta aos moradores que, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. Se necessário, ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação