Violência

Servidores serão capacitados para atender vítimas de violência doméstica

Método será utilizado para que as ocorrências de mulheres que passaram por violência possam ser atendidas pelo aplicativo Viva Flor

*Yasmim Valois
postado em 12/01/2022 16:00 / atualizado em 12/01/2022 16:00
 (crédito: Crédito: divulgação SSP/DF)
(crédito: Crédito: divulgação SSP/DF)

Um total de 200 servidores serão capacitados para garantir o atendimento prioritário às mulheres protegidas pelo Programa de Segurança para Ofendidas em Medida Protetiva de Urgência. Segundo o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, é imprescindível que os profissionais se ajustem ao novo sistema. “A modernização do Viva Flor trouxe novas funções que visam dar mais garantias às mulheres que se encontram em medida protetiva. Para isso, é importante que nossos profissionais também se ajustem ao novo sistema. A SSP/DF tem como prioridade o enfrentamento a toda violência contra a mulher, por isso é importante o uso da tecnologia, a capacitação e o trabalho integrado entre as forças de segurança e outros órgãos do governo”, frisa o secretário de Segurança Pública.

A iniciativa é mais um dos recursos propostos pelo Programa Mulher Mais Segura, da Secretaria de Segurança Pública (SSO/DF), que segue elaborando mecanismos para combater os crimes de gênero e a violência contra a mulher. O intuito da proposta é capacitar o servidor a operacionalizar o Sistema de Gestão de Ocorrências (SGO) juntamente com o Sistema de Gestão Inteligente – Akiles que disponibiliza recursos como chat de texto, envio de imagens, vídeos e áudios. A capacitação atenderá 200 servidores que serão divididos em cinco turmas inciadas no dia 10 de janeiro. As aulas seguem até 14 de janeiro.

Além de Júlio, o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira, ressaltou as pretensões do treinamento. “Com o treinamento almeja-se reduzir os índices de violência de gênero registrados no Distrito Federal, por meio da disponibilização de tecnologia de acionamento e atendimento célere para mulheres em medida protetiva de urgência”, ressalta. 

No momento, 128 mulheres fazem parte do programa e estão recebendo o acompanhamento da equipe técnica da pasta. 

ONDE PEDIR AJUDA?


Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência — Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República
Telefone: 180 (disque-denúncia)

Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)
» De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
» Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)
» Entrequadra 204/205 Sul - Asa Sul
(61) 3207-6172

Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos 
Telefone: 100

Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar
Telefones: (61) 3910-1349 / (61) 3910-1350

 *Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação