Obituário /

Morre o jornalista Valdeci Rodrigues

Barafo, como era conhecido, faleceu aos 61 anos. Ele foi sepultado ontem, em Porangatu (GO)

Renata Nagashima
postado em 13/01/2022 00:01
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

O Distrito Federal perdeu, ontem, um dos grandes nomes do jornalismo: Valdeci Rodrigues Alves. Repórter, editor e articulista, Valdeci morreu aos 61 anos em Porangatu (GO) — cidade onde nasceu e vivia atualmente — por complicações em razão de uma pneumonia. O sepultamento ocorreu ontem mesmo, no cemitério do município goiano.

Barafo, como era conhecido pelos amigos, deu entrada no Hospital Municipal de Porangatu (HMP) na virada do ano praticamente inconsciente e em estado grave. Na unidade de terapia intensiva (UTI), Valdeci inicialmente respondeu aos tratamentos, porém não resistiu à doença.

Querido e respeitado no DF e em Goiás, o jornalista trabalhou como repórter de Cidades e também realizou coberturas nacionais no Correio Braziliense, entre 1992 e 1994. Retornou ao Correio em 2012 e trabalhou por mais um ano no jornal. Além disso, durante seus 37 anos de profissão, passou por diversos veículos de comunicação, como as rádios BandNews e CBN e no Jornal de Brasília.

Amigo de Barafo desde 1978, o fotógrafo e escritor André Luiz Bianchi guarda boas memórias do companheiro. "Saíamos para cantar e tocar juntos nos bares de Goiânia. A partir daí, nasceu uma amizade muito grande", conta Bianchi. Emocionado, ele recorda que, por muitas vezes, o convidava para cantar nas noites da capital goiana. "Ele morava em um cortiço. Eu batia na janela e falava que a lua estava muito bonita para ele perder tempo dormindo. A gente passava a madrugada inteira pelas ruas, bebendo e se divertindo. Foram anos incríveis", recorda o fotógrafo.

Valdeci formou-se em jornalismo em 1990 na Universidade Federal de Goiás (UFG). No ano seguinte, mudou-se para o DF, para trabalhar no Jornal de Brasília. Foi na capital federal que o jornalista consolidou sua carreira e construiu uma família. "Fomos nos distanciando por causa da correria das nossas profissões, mas nunca deixamos de nos falar. Tínhamos um carinho muito grande um pelo outro. A notícia do falecimento veio com muito peso e fiquei muito abalado. Parte da minha história morreu junto a ele. Vivemos muitas coisas juntos", lamenta Bianchi.

Admiração

Valdeci foi casado por 24 anos com Lucenir Rodrigues, 61, com quem teve uma filha, Camila Rodrigues, 20 anos. Mesmo divorciados, Lucenir revela a admiração pelo jornalista. "Eu o considerava muito. Sempre foi um excelente profissional, intelectual, autodidata. Ele era jornalista, radialista, poeta e escritor, músico e um excelente pai, preocupado e dedicado. Como pessoa, era muito agradável com todos, alegre e festivo", conta.

Colega de trabalho e amigo de Barafo, o jornalista Freddy Charlson lamenta a perda e recorda bons momentos com o parceiro. "Um grande repórter, companheiro de redação. Sempre alto astral, chamando todo mundo de companheiro. Era um prazer trabalhar com o Valdecir. Ele iluminava o ambiente", recorda, emocionado.

Apaixonado pelo trabalho que fazia, Barafo era conhecido por tornar leve a correria do trabalho. "Nos enchia de alegria. Era realmente um grande companheiro. Sempre estava ali, com sua boinazinha e seu violão. Sempre pronto para alegrar a gente. Estou realmente triste, desolado. Uma perda tremenda", lamenta Freddy.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação