Transmissão em disparada

Correio Braziliense
postado em 13/01/2022 00:01

Pouco antes do fim de 2021, os casos da covid-19 e a taxa de transmissão da doença entraram em trajetória de disparada. Nesta semana, o Distrito Federal teve mais de 4 mil casos confirmados em 24 horas e, entre terça-feira e ontem, foram mais 3.813 registros, além de uma morte.

Com esses registros — sujeitos ao ritmo de testagem —, a média móvel de casos da doença em sete dias subiu 2.136% em relação ao verificado duas semanas antes. Na direção contrária, o mesmo indicador referente às mortes caiu 33% quando comparado ao mesmo período.

Desde o início da pandemia, 535.724 pessoas contraíram a covid-19 no DF, sendo que 11.123 morreram devido a complicações da doença. Atualmente, a taxa de transmissão do novo coronavírus se encontra em patamar preocupante, bem acima do recomendado pelas autoridades sanitárias. Ontem, o indicador chegou a 2,11, após 14 altas consecutivas. O resultado demonstra que um grupo de 100 pessoas que contraíram a infecção é capaz de transmiti-la para, em média, outros 211 indivíduos.

Internações

As altas de casos e da taxa de transmissão, porém, não se refletem no cenário de internações. Os leitos públicos em unidades de terapia intensiva (UTIs) voltados para tratamento da covid-19 estavam com ocupação de 68,9%, por volta das 18h30 de ontem. Dos 55 leitos, 20 tinham pacientes, nove estavam vagos e 26, bloqueados. Desse total, os quatro destinados a recém-nascidos encontravam-se livres.

No mesmo horário, a rede privada tinha taxa de ocupação de 50,8% nas UTIs. Dos 138 leitos, 62 encontravam-se ocupados, 62 estavam livres e 14, bloqueados. As duas vagas para crianças não tinham pacientes.

O secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, declarou ontem que, por enquanto, não há necessidade de adoção de medidas para ampliação do número de leitos. Ele observou que a alta na quantidade de casos gerou aumento da procura por atendimento, mas as internações seguem controladas. "Cada momento é um momento. E, para o atual, o que estamos fazendo é suficiente", afirmou, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação