Viagem segura

Correio Braziliense
postado em 13/01/2022 00:01

Em caso de aquaplanagem, mantenha o volante em linha reta e evite pisar no freio de forma abrupta. Tire o pé do acelerador e tente retomar o controle do veículo.

Utilizar faróis baixos para que outros motoristas o vejam. Evitar faróis altos, para não ofuscar outros condutores, e evitar pisca-alerta quando o veículo estiver em locomoção, pois pode dar a falsa impressão de que o carro está parado.

Se precisar parar, faça-o em local seguro, como em um posto de combustível ou em um estacionamento. A pista de rolamento e o acostamento não são recomendados.

Os pneus devem estar com sulcos suficientes para evitar acúmulo de água entre eles e o solo, causando aquaplanagem. Pneus lisos não garantem a aderência necessária em caso de frenagem, principalmente em pistas molhadas. A falta de calibragem contribui para acidentes. É importante manter o pneu estepe em condições de utilização.

Os freios deve estar com revisão em dia. O estado das pastilhas e dos discos, e o funcionamento do conjunto, devem ser verificados antes de dirigir.

As áreas envidraçadas devem permitir a melhor visibilidade possível. Por isso, limpadores e lavadores de para-brisa devem estar em plenas condições de uso. O sistema de ar condicionado e ventilação são necessários, pois evitam o embaçamento dos vidros.

Faróis, luzes de posição e lanternas traseiras devem estar funcionando. Veículos sem a devida sinalização podem se tornar invisíveis para outros motoristas.

Manter a distância de segurança dos outros veículos é essencial. Em pistas molhadas, o freio não funciona como na pista seca, então a distância deve ser maior para um tempo de frenagem razoável. É preciso ter cuidado redobrado nas rodovias.

Fonte: PRF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação