Ser ou não ser, eis a questão...

Correio Braziliense
postado em 14/01/2022 00:01
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Começou 2022, e a pergunta no meio político do DF é: o senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) será candidato ao Palácio do Buriti? Ele tem dito a todos os interlocutores que vai. Falta o anúncio. A possível aliança nacional entre Podemos e União Brasil em torno da eleição de Sergio Moro será positiva para Reguffe, que ganhará tempo de TV e fundo eleitoral.

Partida nem começou

Quanto mais Lula cresce nas pesquisas, mais difícil ficará para os potenciais aliados negociarem apoios. Como já ocorre em São Paulo. O presidente do PT, Luiz Marinho, diz que o partido não cederá a candidatura ao governo para apoiar Márcio França, do PSB. Mas o jogo ainda não está ganho.

Centro-Oeste liderou apreensão recorde de cocaína em 2021

O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) do Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou apreensão recorde de cocaína em 2021, um aumento de 125% se comparado ao ano anterior. Mais que dobrou. Ao todo, mais de 18 toneladas foram confiscadas. O prejuízo aos criminosos foi estimado em R$ 620 milhões, três vezes o verificado em 2020 — quando a perda para os traficantes foi calculada em R$ 200 milhões, com a apreensão de oito toneladas de cocaína. O Centro-Oeste foi a região com mais registros, cerca de 12 toneladas. E, em Mato Grosso, de uma única vez, foi interceptada uma carga com 1 tonelada da droga.

Poderoso

Com o controle sobre o Orçamento que ganhou de presente do presidente Jair Bolsonaro, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, ficou bem mais poderoso que o ministro da Economia, Paulo Guedes. Praticamente virou o chefe de Guedes. É a política se sobrepondo às contas públicas. É o Centrão mais forte do que os bolsonaristas tradicionais.

Manda quem pode...

Quem pegou o Diário Oficial da União nesta manhã começou a leitura achando que o ministro da Economia, Paulo Guedes, conquistava mais poderes com o decreto que lhe delega 10 competências. Todas relacionadas ao Orçamento de 2022. Mas, no fim, a realidade dos fatos: "A prática dos atos de que trata o caput está condicionada à manifestação prévia favorável do ministro de Estado chefe da Casa Civil da Presidência da República".

Indicações no DF

Detalhe: Ciro Nogueira (PP) é amigo e aliado do governador Ibaneis Rocha (MDB) e fez indicações no GDF, inclusive do ex-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Gilberto Occhi, que também esteve na Terracap.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • José Reguffe
    José Reguffe Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press
  • Um dos caciques do Centrão, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, não foi consultado sobre indulto
    Um dos caciques do Centrão, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, não foi consultado sobre indulto Foto: Evaristo Sa/AFP

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação