Prestadores de serviço, agora, podem aproveitar a internet e o ambiente digital para se divulgar com facilidade e conseguir mais clientes, sem precisar saber muito mais do que mexer no WhatsApp. Nova plataforma, chamada Oddie, permite a criação de perfis profissionais em questão de minutos, com preenchimento automático e produção instantânea de um cartão de visitas compartilhável nas redes sociais. Daniel Alano, cofundador da empresa desenvolvedora, detalha um pouco mais essa nova ferramenta disponível no mercado.
Como surgiu a ideia da Oddie?
Então, a ideia surgiu assim: eu e meu sócio nos conhecemos há muito tempo e sempre tivemos vontade de fazer alguma coisa relacionada ao Brasil. E nós estávamos procurando uma ideia que fosse abrangente, que pudesse abarcar muita gente, que pudesse ajudar e contribuir com o país, e uma coisa que tivesse o potencial de escalar muito rápido. E, dentre várias ideias que a gente teve, com essa, nós tínhamos uma proximidade maior: eu tenho vários trabalhadores autônomos na minha família, meu sócio também, então a gente sempre teve um pouco desse olhar pelo prestador de serviço e pelo cliente, que recebe o serviço. Nós enxergamos um potencial enorme ali, porque eles não estão na internet, não estão formalizados, e, quando veio a pandemia, a gente viu que começou a aumentar o consumo de serviços e produtos on-line. Havia uma onda positiva para isso e, ao mesmo tempo, as pessoas autônomas estavam ficando sem serviço, então pensamos: "cara, como que a gente ajuda?". E aí, começamos a analisar os modelos de negócio dessas plataformas que tinham no mercado e percebemos que os modelos eram muito ruins, principalmente para os prestadores de serviço, pois a maioria acabava onerando mais essa ponta que tem as condições mais precárias de trabalho. Vimos que a gente queria resolver um problema relevante, importante para muitos brasileiros, e decidimos seguir com o projeto.
Qual o diferencial da Oddie em relação a outras plataformas do mercado?
O diferencial da nossa plataforma é que ela foi pensada e desenhada para o trabalhador autônomo, para o prestador de serviço em primeiro lugar. O cliente faz parte dessa equação, porque é ele que gera valor para o prestador de serviço na plataforma, ao demandar serviços, mas a gente considera o autônomo a estrela da plataforma. É para ele que a gente está desenvolvendo o produto, e isso inclui a questão de ser gratuita, com um perfil 100% exibível e compartilhável, a ampliação da ferramenta e dos serviços que a gente vai oferecer para melhorar tanto a praticidade na vida do trabalhador, a qualidade do trabalho e a performance do serviço dele. Então, como pensamos mais no prestador de serviço do que no cliente, por assim dizer, conseguimos realmente oferecer uma suíte de produtos e funcionalidades que é bem única e que não tem outras empresas pensando dessa forma. Então, o diferencial é esse: o foco no prestador, aliado à gratuidade.
Qual a grande diferença da nova plataforma para o LinkedIn?
Você não encontra manicure, eletricista no LinkedIn, ele é voltado para outros tipos de profissão. Além disso, a Oddie é pensada e surgiu da ideia de que a gente tem o LinkedIn porque estamos integrados com a internet, mas a maioria, 40 milhões de informais, estão entrando agora, pelo celular, mas eles usam basicamente WhatsApp e Facebook. Então, o que a gente quer fazer é criar uma ferramenta que seja desenhada para eles, para quem não tem tanto contato com outros aplicativos e não é tão estudado em relação ao uso de celulares. Toda a usabilidade da plataforma é baseada nos aplicativos que eles já conhecem, de maneira integrada, para facilitar a vida deles. Outra questão é que, no LinkedIn, você tem um fluxo de longo prazo: você faz o seu perfil para conseguir um emprego. A expectativa é de que você vai ficar nesse emprego durante um tempo, então os ciclos em que você atualiza e utiliza a ferramenta são mais longos, o que não funciona para prestadores de serviço que recebem propostas de trabalho todos os dias. Eles precisam de uma plataforma mais rotativa, mais dinâmica, e, por isso, muito mais simples de ser utilizada.
Como funciona a dinâmica do aplicativo?
Os prestadores podem fazer um cadastro, que demora cerca de três a quatro minutos. Lá, eles preenchem algumas informações básicas e, assim que terminam, é gerado um cartão de visitas, para que ele possa compartilhar o perfil de maneira digital, onde ele quiser. Uma vez que o perfil está criado, já fica disponível para ser encontrado no nosso site, em um diretório, uma pesquisa da vida, como o Booking.com, você digita lá "eu quero um eletricista em Brasília", "quero um pintor em Brasília" e, aí, vai aparecer uma lista com as informações sobre cada uma das pessoas da plataforma. Selecionando uma, você acessa o perfil completo e ali tem um botãozinho para falar no WhatsApp. A partir daí, a gente não intermedeia mais essa negociação, você está conversando diretamente com o prestador de serviços que escolheu. Outro ponto do perfil é que os clientes podem avaliar os prestadores de serviço. Quando você está procurando por um, você consegue ver as avaliações que aquela pessoa tem na plataforma, o que é bem interessante.
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