A maioria dos ministros-candidatos faz campanha pela imunização contra covid-19, mesmo com o discurso negacionista do presidente Jair Bolsonaro. Flávia Arruda fez várias selfies sobre a chegada de vacinas. Ciro Nogueira anuncia com entusiamo quando as doses são distribuídas. Por que será? As filas de vacinação indicam que a maioria da população é favorável a receber as doses. E muitos dos que são contra e não se vacinaram estão pagando o preço por um quadro mais complicado de covid. Por ironia, Bolsonaro que ganhou a eleição como vítima de um atentado pode perder a reeleição pelo discurso contra a vida.
Damares pede que todos se
cuidem, mas não defende vacinas
Apesar de já ter tomado duas doses de vacina Pfizer, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), uma das mais bolsonaristas integrantes do primeiro escalão, gravou um vídeo ontem dizendo que se recupera bem da covid-19 em casa. Defendeu o uso de máscara, mas nenhuma palavra sobre a imunização. "Vamos continuar lavando as mãos, álcool gel, máscara, algumas medidas que a gente estava abandonando. Vamos nos cuidar", disse.
Férias na Bahia
A licença para férias da ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, causou polêmica. Mas foi só uma forma de tirar uns dias de descanso com a família, como o ministro-chefe chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, fez. Como eles não tinham direito a férias, tiraram licença. Flávia está na Bahia e aproveitou ontem para ir ao aeroporto de Salvador receber as doses infantis contra covid-19 que serão distribuídas entre os municípios baianos.
Fora das estatísticas
Vendido em farmácias fora do Brasil, o autoteste pode ser uma solução para a escassez de exames nos laboratórios, mas também pode ser um problema, segundo especialistas. Não são 100% confiáveis e os resultados fogem das estatísticas oficiais, necessárias para entender o tamanho da pandemia.
Aberta vaga da OAB no TRE-DF
O Tribunal de Justiça do DF abriu seleção para formação de lista tríplice, destinada a uma vaga de juiz suplente, para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF). A seleção pública é reservada aos advogados e advogadas inscritos na OAB, com notável saber jurídico e de idoneidade moral ilibada. Quem passar pela seleção e for nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro vai atuar nas eleições deste ano.
Positivo
Na volta das férias, o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB-DF, testou positivo para covid. Está bem, em casa, isolado, cumprindo os protocolos. Mas pronto para voltar ao batente na próxima semana.
Pelo direito das mulheres
Agora é lei: mulheres têm direito a acompanhantes em consultas nas redes pública e privada de saúde. Projeto do deputado Guarda Jânio (Pros) foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha. Quem descumprir receberá penalidades que vão de advertência a multas que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil, podendo dobrar em caso de reincidência.
Pandemia a favor
Analistas políticos comparam a eleição da OAB-DF com o que pode acontecer na disputa ao Palácio do Buriti. Por causa da pandemia, o advogado Délio Lins e Silva Júnior ganhou um crédito dos eleitores pelos pontos não cumpridos de sua plataforma apresentada na campanha anterior. A crise sanitária será usada também pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Nunca alguém imaginaria que os últimos anos seriam tão tumultuados.
A pergunta que não
quer
calar….
Se nem o Sabin, maior laboratório do DF, está dando conta de atender a demanda da pandemia, não era hora de o governo ampliar o número de testes de covid-19?
Só papos
"Estamos convidando Moro para um debate público sobre o sistema de Justiça. Queremos saber se ele tem coragem e espírito público
para aceitar"
Advogado Marco Aurélio Carvalho,
líder do grupo Prerrogativas
que apoia o ex-presidente Lula
"Vejo que o clube dos advogados pela impunidade quer debater. Desculpem, mas este é um clube do qual não quero participar.
Mas debato com o chefe de vocês, o Lula, a qualquer hora, sobre o mensalão e o petrolão"
Ex-juiz e ex-ministro da
Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.