Covid-19

Menino de 8 anos é a primeira criança vacinada contra a covid-19 no DF

Vacinação pediátrica teve início na manhã deste domingo (16/1) para crianças de 11 anos ou a partir de 5 anos com comorbidades

Renata Nagashima
postado em 16/01/2022 09:15 / atualizado em 16/01/2022 10:36
 (crédito: Barbara Cabral/CB/D.A Press)
(crédito: Barbara Cabral/CB/D.A Press)

O menino Carlos Adalberto Pereira da Silva, 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a covid-19 no Distrito Federal. A vacinação ocorreu por volta das 7h45 deste domingo (16/1) na unidade básica de saúde (UBS) 5 de Taguatinga. Charles tem paralisia cerebral e foi o primeiro da fila.

“Graças a Deus meu filho está vacinado e protegido”, comemorou a mãe Cleci Pereira da Silva. Os dois chegaram ao posto de saúde por volta das 2h da madrugada para garantir a dose. “Esperamos muito por isso”, disse a mulher.

Na cerimônia que inaugurou a vacinação para a faixa etária de 5 a 11 anos, o governador em exercício Paco Britto (Avante) destacou a importância do momento para a população do DF. “Esperança é a palavra de poder ver a felicidade das crianças se vacinando. Foi muito um momento muito esperado por todos nós”, disse.

O vice-governador ainda fez um apelo para que as pessoas não passem horas na fila. “Não há necessidade de chegar tão cedo, ficar no sol quente e esperando. Mais vacinas irão chegar e não vamos deixar nenhuma criança sem se vacinar”, afirmou.

A vacinação pediátrica contra a covid-19 teve início neste domingo (16/1) no DF. Inicialmente, a imunização será para crianças de 11 anos e para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente. Ao todo, o DF recebeu 16,3 mil doses da vacina Pfizer-BioNTech pediátrica para a imunização de crianças. Dessas doses, 10 mil foram distribuídas para as 11 unidades básicas de saúde que farão a imunização neste domingo.

O secretário de Saúde, General Manoel Pafiadache, disse que a data para a chegada de mais doses, previstas pelo Ministério da Saúde, é 20 de janeiro. “A Secretaria de Saúde segue a distribuição do Ministério. Conforme novas doses forem chegando, vamos nos adaptando com seriedade sempre. Hoje esperamos suprir a necessidade dessas famílias que esperaram tanto por isso.”

No DF, não será preciso agendar a vacinação. Basta comparecer ao posto com documento de identidade e/ou caderneta de vacinação. Não é preciso levar CPF da criança.

A vacinação está disponível em 11 pontos fixos:

UBS 20 - Planaltina
UBS 2 - Sobradinho 2
UBS 1 - Santa Maria
UBS 1 - Paranoá
UBS 2 - Brazlândia
UBS 17 - Ceilândia
UBS 5 - Taguatinga
UBS 12 - Samambaia
UBS 1 - Cruzeiro
UBS 1 - Lago Norte
UBS 1 - Guará

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Primeira criança vacina contra a covid-19 no DF
    Primeira criança vacina contra a covid-19 no DF Foto: Bárbara Cabral/CB/D.A Press
  • Primeira criança vacina contra a covid-19 no DF
    Primeira criança vacina contra a covid-19 no DF Foto: Bárbara Cabral/CB/D.A Press
  • Beatriz e a filha Eduarda, 11 anos, comemoram após a menina ter sido vacinada.
    Beatriz e a filha Eduarda, 11 anos, comemoram após a menina ter sido vacinada. Foto: Sheila D’Amorim/Divulgação
  • Vacinação infantil no DF.
    Vacinação infantil no DF. Foto: Sheila D’Amorim/Divulgação
  • Vacinação infantil no DF.
    Vacinação infantil no DF. Foto: Sheila D’Amorim/Divulgação
  • Vacinação infantil no DF.
    Vacinação infantil no DF. Foto: Sheila D’Amorim/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação