Farmácias começam amanhã testagem gratuita para covid

Correio Braziliense
postado em 17/01/2022 00:01

A Fecomércio DF, por meio do Sincofarma, e a Secretária de Saúde firmaram parceria para que farmácias e drogarias realizem a testagem na população de forma gratuita. O GDF tem em estoque 800 mil testes rápidos para covid e vai repassar parte deles ao Sincofarma. Por enquanto, apenas 22 farmácias estarão credenciadas. As redes que participam são drogarias Brasil, Colorado, Descontão, Drogacenter, Messias e São Rafael.Veja a lista completa no blog Capital S/A.

Formulários de notificação

Será realizado o Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag). As farmácias já receberam os formulários da Secretaria de Saúde para notificação oficial dos casos positivos. A parceria não envolve pagamento pelo serviço. É um convênio de cooperação. O GDF fornece os testes e as farmácias garantem o espaço além da equipe para aplicar os exames.

Cooperação

"As drogarias do DF, como estabelecimentos de saúde presentes em toda a capital federal, abrem suas portas para a população nessa ação de controle da covid-19. É uma forma do setor privado e público unirem forças neste momento de pandemia ", reforça Álvaro Silveira Júnior , sócio da Drogaria Brasil e diretor da Fecomércio DF.

Simplificação e
transparência para
a reforma tributária

Mirian Lavocat, advogada tributarista

e presidente da Comissão Especial

de Reforma Tributária da OAB/DF.


Há expectativa, em ano eleitoral, de se aprovar a PEC 110/ 2019 ?

Estamos monitorando o ambiente político, apesar do recesso parlamentar. As informações colhidas junto aos senadores sinalizam pela prioridade absoluta da leitura do relatório da PEC na CCJ e rápido encaminhamento ao plenário. Não podemos perder de vista a recorrente promessa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de dar prioridade ao projeto. Acredito que podemos ter, sim, a aprovação da reforma ainda este ano.

De que forma a comissão está atuando sobre o tema?

Como instituição de cidadania, a OAB/DF buscou ouvir a sociedade, para contribuir com um novo sistema tributário justo e transparente. E, neste contexto, a Comissão trouxe para os seus quadros renomados membros consultores. Realizamos, em 2021, debates quinzenais com a presença dos principais players da reforma , como o relator da PEC 110, o senador Roberto Rocha, e o então Secretário de Economia do DF, André Clemente.

Quais as principais mudanças necessárias no sistema para dar mais confiança a investidores e empresas no país ?

Em todos os encontros promovidos, a voz unânime clamou por simplicidade, transparência e economicidade, vetores para a construção de uma segurança jurídica, imprescindível para o ambiente de novos negócios.

O futuro urbanístico em pauta

Para 2022, estão previstas a aprovação da revisão da Luos, o PPCub, a Lei de Parcelamento do Solo e Revisão do PDOT. Todos tratam de uma densa e impactante legislação urbanística para a capital federal. O GDF afirma que vai cumprir a sua parte e enviar tudo para a Câmara Legislativa apreciar. Mas, em ano eleitoral, é uma incógnita ainda a viabilidade de aprovação pelos distritais.

Prazos mais curtos

Sobre a reclamação do setor produtivo quanto à demora histórica na tramitação de projetos habitacionais no GDF e na Câmara, a gestão atual garante que imprimiu agilidade. "Desde 2019, o GDF tem avançado a passos largos na diminuição do prazo para aprovação de projetos de arquitetura e de urbanismo. Para residências, sete dias. Para empreendimentos imobiliários em geral, em torno de quatro meses. Até mesmo a fila de cinco anos de Estudos de Impacto de Vizinhança foi zerada", afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

Sabin normaliza atendimento

As unidades para atendimento a exames de covid do DF e Entorno do Sabin estão funcionando normalmente a partir de hoje. Ele tinha sido suspenso no fim de semana para restabelecimento da capacidade produtiva. Nesse período, as equipes priorizaram o atendimento aos pacientes graves e internados nos hospitais assistidos, bem como aos clientes com exames previamente cadastrados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação