Isenção

Empresários podem solicitar isenção de IPTU e IPVA a partir desta segunda

De acordo com a Secretaria de Economia, a medida é uma forma de apoiar setores produtivos afetados em decorrência da covid-19 no Distrito Federal

Rafaela Martins
postado em 17/01/2022 18:49

Com a publicação da Lei nº 6.886, na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), em 5 de junho de 2021, a Secretaria de Economia do DF concede remissão, anistia e isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a mais de 10 setores produtivos afetados pela pandemia no DF. Os empresários podem solicitar isenção dos tributos a partir desta segunda-feira (17/1).

Ao todo, 16 categorias ficam isentas de pagamento de IPTU e IPVA de 1º de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2024 nas mesmas condições da anistia — utilização do imóvel e veículo no exercício da atividade profissional. Afetados economicamente pela pandemia do novo coronavírus, empresários podem obter a ajuda do Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Secretaria de Economia (SEEC).

A iniciativa integra o programa Pró-Economia, conjunto de medidas de fomento à economia do DF. Além disso, a medida prevê a redução de alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para as categorias ligadas aos setores de evento, cultura e beleza.

As empresas devem requerer o benefício junto à Subsecretaria da Receita, da Secretaria de Economia, no atendimento virtual do Portal de Serviços da Receita do Distrito Federal. Valores já pagos não serão restituídos ou compensados aos contribuintes, e a concessão do benefício não desobriga ao cumprimento de demais obrigações previstas em lei.

Em relação ao ISS, de acordo com a nova lei, ficou estabelecido que a partir de 1º de janeiro de 2022, a alíquota será de 2% sobre as seguintes atividades e serviços: Diversões, lazer, entretenimento (exceto bilhares, boliches e diversões eletrônicas ou não); Exploração de salões de festas; Cessão de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário; Barbearia, cabeleireiros, manicuros e pedicures; Esteticistas, tratamento de pele, depilação, massagens; Planejamento, organização e administração de feiras, exposições e congressos,

Grupos

De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), veja quais setores serão beneficiados:

-Filmagem de festas e eventos;
-Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas;
-Casas de festas e eventos;
-Produção e promoção de eventos esportivos;
-Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente;
-Produção teatral;
-Produção musical;
-Produção de espetáculos de dança;
-Produção de espetáculos circenses, de marionetes e similares;
-Produção de espetáculos de rodeios, vaquejadas e similares;
-Atividades de sonorização e de iluminação;
-Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificadas anteriormente;
-Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas;
-Cabeleireiros, manicure e pedicure;
-Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza;
-Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes.

Serviço

A solicitação deverá ser feita por meio do site da Receita do Distrito Federal.

IPTU/TLP
Tipo de atendimento: "Solicitar Remissão, Anistia e/ou Isenção - Lei nº 6.886/2021 - serviço".

IPVA
Tipo de atendimento: "Solicitar Remissão, Anistia e/ou Isenção - Lei nº 6.886/2021 - serviço".

A redução do ISS já foi fixada pela lei para todos os serviços abrangidos no texto sancionado.

Com informações da Secretaria de Economia do DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação