PANDEMIA

UPAs do DF começam a receber tendas para população com problemas respiratórios

Unidades de saúde espalhadas pelo Distrito Federal receberão tendas de acolhimento e medicação. Os atendimentos devem ocorrer de 8h às 20h

Rafaela Martins
postado em 17/01/2022 22:23
 (crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
(crédito: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

Tendas de apoio a pacientes que contraíram a covid-19 ou estão com sintomas gripais começaram a ser montadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal, nesta segunda-feira (17/1). A ação está sendo comandada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Elas funcionarão das 8h às 20h.

A ação é realizada em um esforço de diversas áreas técnicas do instituto, em cumprimento à determinação feita pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na quinta-feira (13/1), por meio das redes sociais.

Ao todo, 11 tendas poderão ser instaladas. A previsão é de que quatro UPAs recebam duas, sendo uma de acolhimento e outra para medicação. São elas as UPAs Riacho Fundo II, Planaltina, Paranoá e Ceilândia II. Até o momento, foram montados somente os quatro reforços de acolhimento.

Para isso, a população contará com 12 cadeiras e haverá dois colaboradores do projeto Humanizar, que é coordenado pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), para orientar os pacientes durante o dia. Já nas unidades do Gama e do Núcleo Bandeirante receberão, cada uma, a tenda para medicação (equipadas com oito camas de campanha ou cadeiras especializadas).

A ação tem a parceria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que está cedendo temporariamente as tendas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Como funcionará?

O paciente deve retirar a senha no totem da Recepção quando chegar. Ele passará pela avaliação feita por um enfermeiro na Sala de Classificação de Risco. Caso apresente sintomas respiratórios, o profissional conduzirá o paciente a uma sala para ser feita a coleta do teste de antígeno (PCR) para diagnóstico de covid-19.

Após o procedimento, o paciente será orientado a aguardar o resultado, que deve sair em 15 minutos. Caso o teste seja positivo, será feita a avaliação e prescrição médica. A medicação será aplicada na tenda de medicação rápida, onde serão passadas as demais orientações.

Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação