Vacinação

Covid-19: UBS 1 do Paranoá tem relatos de demora para vacinação infantil

De acordo com um dos pais presentes no local, mais de 20 crianças estavam na fila e tiveram que aguardar por 50 minutos enquanto a técnica que aplicava as vacinas havia saído para almoçar

Bernardo Guerra*
postado em 19/01/2022 14:53
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

A UBS 1 do Paranoá, um dos 18 pontos de vacinação pediátrica contra a covid-19 no Distrito Federal, apresentou uma fila de mais de 20 crianças no início da tarde desta quarta-feira (19/1). De acordo com José Ribeiro, 46, morador de Lago Sul e servidor público, a Unidade Básica de Saúde estava com apenas uma técnica em enfermagem realizando a vacinação das crianças, o que estava causando uma demora acima do esperado.

Aguardando desde 11h40 no posto de saúde, o servidor público aproveitou o horário de almoço de seu trabalho para levar o filho de 9 anos para vacinar. Ao chegar no local, foi surpreendido pela demora no atendimento de aplicação da dose pediátrica. “Sala de vacina hoje conta apenas com cota mínima de servidores. Atendimento lento”, é o que informa o único aviso a respeito da situação atual na UBS, um papel colado na parede.

José conta que, por volta de 12h, o atendimento cessou completamente pois a única servidora ali presente havia saído para almoçar, informando que voltaria até 13h. O servidor conta que cerca de 20 crianças ou mais ficaram aguardando dentro da UBS, acompanhadas de pais e responsáveis. A única pessoa presente no posto de saúde para orientar e organizar as pessoas nesse meio tempo foi o vigilante do local.

Após 50 minutos aguardando sem atendimentos ou orientações, a vacinação retornou normalmente na UBS 1 do Paranoá.

A Secretária da Saúde do Distrito Federal se posicionou sobre o ocorrido, informando que durante o período da manhã havia duas técnicas de enfermagem na UBS 1 do Paranoá. Uma trabalhando na aplicação de vacinas pediátricas contra covid-19 e outra direcionada à aplicação de vacinas de rotina. No período da tarde, as duas técnicas passaram a realizar a aplicação das vacinas pediátricas.

Serviço:

Verifique os locais de vacinação no DF no portal virtual da Secretaria de Saúde -https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao/

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação