Saúde

Vacinação de crianças em escolas não vai ocorrer, diz secretário

GDF acatou recomendação do MPDFT, que pede que as regionais de ensino não sejam utilizadas como centros de atendimento para a vacinação da covid-19

Samara Schwingel
postado em 19/01/2022 15:57
 (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

A vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos não será feita em escolas públicas do Distrito Federal. A princípio, a Secretaria de Saúde havia feito um plano para levar os imunizantes às salas de aula, mas, depois de uma recomendação contrária do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), voltou atrás. Segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, o governo vai acatar a recomendação do MP. 

Agora, a vacinação será feita apenas nas unidades básicas de saúde (UBSs). De 7 a 12 de fevereiro, uma semana antes da volta às aulas presenciais, o atendimento será intensificado a fim de vacinar o maior número de crianças possível. "Teremos unidades básicas que estarão dedicadas às crianças de 5 a 11 anos e outras voltadas para as de 12 a 17 anos", afirmou. Ele destacou que o passaporte de vacinação não será obrigatório para o retorno às salas de aula. 

Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a volta às aulas seguirá os mesmos protocolos utilizados no ano passado. "As crianças terão a temperatura medida na entrada, será preciso o uso de máscaras", destacou. As aulas estão marcadas para voltarem em 14 de fevereiro na rede pública de saúde.

A secretária ainda afirmou que está confiante em relação à segurança sanitária de professores e estudantes. Ela citou que, no ano passado, durante a volta às aulas, não foram registrados óbitos de crianças por covid-19. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação