Decisão

Caesb é condenada a indenizar morador após cortar luz por 15 dias

Durante realização de serviços, a Caesb atingiu cabos de energia elétrica e consumidor ficou sem energia elétrica por 15 dias

Pablo Giovanni*
postado em 20/01/2022 15:45
 (crédito: Cristiano Carvalho/Caesb)
(crédito: Cristiano Carvalho/Caesb)

O juiz do 2º Juizado Especial Cível de Ceilândia condenou a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) a indenizar um consumidor que teve o serviço de energia elétrica cortado por 15 dias. O consumidor ajuizou ação contra a empresa relatando que a energia elétrica da sua residência foi interrompida após uma obra da Caesb na rua onde mora. Da decisão cabe recurso.

Consta no processo que o consumidor, um morador do P Norte, em Ceilândia, relatou que o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em 22 de setembro, após a companhia de saneamento ter iniciado obras na rua. Segundo o usuário, técnicos da Neoenergia visitaram o local e constataram que o problema de falta de energia elétrica foi causado por tubulação quebrada durante reparo feito pela companhia. Ao usuário, segundo narra o mesmo, a Caesb se comprometeu a trocar a tubulação onde passavam os fios que foram danificados após obra de escavação. A energia da casa do morador só foi restabelecida em 6 de outubro.

Em contestação, a Caesb afirmou que o rompimento do cabo de energia ocorreu em decorrência da obra efetuada pela equipe de sua responsabilidade, mas ponderou que não há nexo causal entre a obra e os danos sofridos pelo morador. A Neoenergia, no processo, afirmou que não pode ser responsabilidazada porque o problema da ocorrência não foi de sua competência.

Decisão

Para o juiz João Ricardo Viana Costa, as provas anexadas pelo morador que teve o fornecimento de energia elétrica por 15 dias interrompido apontam que a Caesb é a responsável pelo dano. “O corte indevido de serviço essencial, como no caso de energia elétrica, é causa ensejadora de reparação por danos morais, tendo em vista que possui o condão de violar os direitos da personalidade do autor, causando transtornos psicológicos que ultrapassam o limite do mero aborrecimento, já que a energia elétrica é fundamental para a realização de atividades básicas e necessárias para o dia a dia”, assinala.

Com isso, o magistrado decidiu condenar a Caesb a pagar R$ 6 mil a título de indenização por danos morais. Ao citar a Neoenergia na condenação, o magistrado julgou improcedente a solicitação do morador, “uma vez que não foi comprovada sua responsabilidade pelo evento danoso”. Procurada pelo Correio, a Caesb informou que irá se manifestar nos autos do processo.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação