Saúde

Covid-19: Duas crianças receberam doses erradas de vacinas no DF

Informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Manoel Pafiadache. Segundo ele, as crianças estão em acompanhamento

Samara Schwingel
postado em 20/01/2022 16:41
 (crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Duas crianças receberam vacinas erradas contra a covid-19 no Distrito Federal. Segundo o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, as duas crianças estão sob observação. "As crianças estão sendo cuidadas, sem intercorrências, mas é nossa obrigação observar. Os casos estão em análise", disse o secretário. 

Uma criança teria tomado a dose de adulto e um adolescente de 12 anos tomou a dose que seria para crianças de 5 a 11 anos. 

Apesar da quantidade repassada pelo secretário, a Advocacia-Geral da União (AGU) notificou que, no DF, quatro crianças de 5 a 11 anos e 103 de 12 a 17 ano receberam a vacina da AstraZeneca; três de 0 a 4 anos, outras quatro de 5 a 11 anos e 131 de 12 a 17 anos receberam doses da CoronaVac; e 27 de 12 a 17 anos foram vacinadas com Janssen. 

De acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o Ministério da Saúde, as pessoas com menos de 18 anos só podem ser vacinadas com doses específicas de Pfizer.

Os gestores da pasta informaram que estão realizando um levantamento para verificar se os dados da AGU são referentes a erro de vacinação ou um erro material, ou seja, de digitação por parte do profissional de saúde que foi lançar a aplicação da vacina no sistema do SUS. 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE