O novo presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), Adair Ribeiro Carneiro Sobrinho, empossado em 23 de dezembro passado, cheio de projetos para sua gestão, logo nos primeiros dias arregaçou as mangas e convocou a sua diretoria para o biênio 2021/ 2023 para colocar em prática seus planos.
"A meta número um será a instalação no Distrito Federal de uma escola similar à que foi criada em Tocantins, pela dra. Valquíria Moreira Resende", revela Adair.
Secretária de Estado da Educação e Cultura do Tocantins, presidente da Associação dos Diplomatas da Escola Superior de Guerra (Ades) e presidente da Soamar/Tocantins, dra. Valquíria é criadora e coordenadora da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré em Palmas. Um verdadeiro fenômeno educacional.
Em parceria com a Marinha do Brasil, a escola tem por objetivo promover uma educação de qualidade social, ética e cultural, visando a formação integral dos seus alunos.
Convidada pelo presidente Adair, dra. Valquíria aceitou a coordenação desse trabalho em Brasília, que terá ação conjunta com o GDF e a Marinha do Brasil, com implantação prevista para começar em 2023.
Estarão colaborando, também, a professora, pedagoga e empreendedora social Ana Beatriz Goldstein, mais o vice-almirante Keer, comandante do 7º Distrito Naval, Kátia Vasconcelos, para a Câmara de Educação, o relações públicas e comunicador social Newton Garcia, atual diretor de eventos da Associação Brasileira de Assistência a Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), e a dra. Cecília Leite, diretora/presidente do Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT).
Estamos na torcida para que, com essa equipe dinâmica e empenhada, Brasília consiga inaugurar, o mais cedo possível, uma escola como a de Palmas, no Tocantins.
>>PAINEL
Manual de Libras para Surdos / Um grupo de professores montou um manual de libras para as disciplinas de ciências e biologia nas escolas. Esse tipo de manual não existia e fazia muita falta, pois vai ajudar centenas de alunos deficientes auditivos, além de ajudar também os professores e a comunidade surda em geral. É preciso que todos ajudem na divulgação desse trabalho em todas as redes sociais, para que o máximo de pessoas interessadas tenham acesso a esse material, que é 100% gratuito! "A surdez é considerada uma privação sensorial que interfere diretamente na comunicação e que, por consequência, altera-se a qualidade na relação em que o indivíduo surdo estabelece com o meio. Nota-se que esse pensamento abre espaço para a construção de muitos preconceitos sociais". O manual é importante não somente para surdos. Profissionais da educação, professores, intérpretes e instrutores de libras terão nele muitas áreas de conhecimento como medicina, enfermagem, psicologia, entre outras. Há muita carência de material sobre esses assuntos, que dificultam realizar atendimento adequado às pessoas com surdez.Para quem se interessar, segue o link:
https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/EBOOK_-_MANUAL_DE_LIBRAS_PARA_CIENCIA
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.