SAÚDE

Covid-19: taxa de ocupação de leitos de UTI está em 77,36% na rede pública

Dos 75 leitos reservados para pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19, 12 estão vagos. Outros 22 estão bloqueados, sendo que 11 são por falta de profissional

Cibele Moreira
postado em 22/01/2022 09:14 / atualizado em 22/01/2022 09:27
Dos 75 leitos reservados para pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19, 12 estão vagos. -  (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)
Dos 75 leitos reservados para pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19, 12 estão vagos. - (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

A vacinação tem diminuído a quantidade de pacientes internados pela covid-19. No entanto, com a baixa de leitos reservados para esses pacientes nos hospitais públicos, a taxa de ocupação tem crescido. Na manhã deste sábado (22/1), 77,36% das unidades de terapia intensivas (UTI) para atender casos confirmados ou com suspeita do novo coronavírus estavam ocupados. 

Dos 75 leitos de UTI reservados para atender casos de covid-19, 12 estão vagos — sendo que três são específicos para neonatal. No Hospital de Base a taxa de ocupação para pacientes com novo coronavírus chegou a 100%. 

Segundo informações do portal infosaúde, disponibilizado pela Secretaria de Saúde, 22 leitos de UTI Covid estão bloqueados. Sendo que desses, onze são por falta de profissionais. Na última quarta-feira (19/1), a pasta liberou mais 10 leitos de UTI na primeira fase de mobilização de  unidades de terapia intensiva destinadas a atender casos graves da doença. 

A medida foi necessária após o aumento de casos da covid-19 nas últimas duas semanas. Nessa sexta-feira (21/1), a taxa de transmissão do novo coronavírus atingiu o recorde de alta, igualando ao indicador do início da pandemia de 2,61. Isso significa que, a cada grupo de 100 pessoas infectadas são contaminadas mais 261. 

Nos hospitais privados, a taxa de ocupação das unidades de terapia intensivas destinadas a pacientes com covid-19 está em 59%. Com 50 leitos vagos para adultos e dois para crianças. Ao todo, a rede conta com 137 leitos reservados para atender casos confirmados ou suspeitos do novo coronavírus. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação