FIM DE SEMANA

Previsão do tempo: DF deve ter céu aberto até a próxima quarta-feira

Céu aberto deste sábado (22/1) e domingo (23/1) atraiu brasilienses para locais abertos e deu cara de verão ao clima do DF. No entanto, tempestades devem voltar nos próximos dias, devido às altas temperaturas

Sarah Peres - Especial para o Correio
Edis Henrique Peres
postado em 24/01/2022 06:00
Lago Paranoá foi um dos pontos escolhidos pelos moradores da capital federal para passar o dia, ontem. Atividades esportivas movimentaram a região do espelho d'água -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Lago Paranoá foi um dos pontos escolhidos pelos moradores da capital federal para passar o dia, ontem. Atividades esportivas movimentaram a região do espelho d'água - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O auge do verão tem garantido aos brasilienses clima para todos os gostos. A estação proporcionou muita chuva no começo de janeiro, mas, agora, agracia os apaixonados pelo sol com tempo firme e céu de poucas nuvens. Precipitações observadas ao longo da última semana ocorreram em pontos isolados da capital federal. No entanto, o fenômeno só deve voltar no meio desta semana.

Um dos pontos positivos desta estação é que o verão permite à população aproveitar por mais tempo a luz solar, pois os dias ficam mais longos. Ultimamente, o astro tem nascido por volta das 5h50 e se posto perto das 18h50.

Neste domingo (23/1), a venezuelana Osauna Maésio, 26 anos, decidiu aproveitar essa característica do tempo e a trégua da chuva para curtir um domingo ensolarado ao lado do namorado, Josel Cermeño, 27, do amigo Luis José, 29, e dos filhos, Rosemere e Yorran, de 7 e 5 anos, respectivamente. O grupo está em Brasília há oito meses e mora em Sobradinho 2. "Neste fim de semana de folga do trabalho, decidi vir com minha família aproveitar o dia. Estávamos com calor em casa, e achei uma ótima oportunidade para conhecer a Prainha do Lago Norte. Meus filhos adoram água e ficaram nadando a manhã toda", contou a eletricista.

A técnica em enfermagem Cristiane Mateus, 43, também tirou o domingo para conhecer a Orla do Lago Paranoá, em companhia do marido, Régio Mateus, 53; do filho Edrey, 21; da filha Kamilly, 11; e do cachorro de estimação da família, o maltês Nick. "Hoje (domingo), pudemos vislumbrar a beleza do céu claro aqui, em um espaço aberto. Foi uma oportunidade de desfrutar um momento em família e com qualidade. Gostamos muito daqui, e se, no próximo domingo, estiver calor, voltaremos para entrar na água", disse a moradora da Asa Norte.

Previsão

Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que, entre esta segunda (24/1) e terça-feira (25/1), o tempo deverá ser de céu com poucas nuvens e dias sem chuvas no Distrito Federal. "Mesmo assim, pela manhã e à tarde, com o aquecimento diurno, a nebulosidade tende a se intensificar, o que aumenta as chances de alguma precipitação, mesmo que de forma isolada. Não descartamos essa possibilidade", pontua o meteorologista. Ele acrescentou que, nestes dois dias, as temperaturas devem se manter entre 17°C e 32°C.

A partir de quarta-feira (26/1), as chances de chuvas aumentam, segundo Heráclio. "Inclusive, em forma de pancadas, pois, com temperaturas elevadas, elas se tornam mais frequentes na parte da tarde. Por isso, sempre recomendamos que, na ocorrência dessas precipitações, as pessoas não se protejam embaixo de árvores, em locais descampados nem sob redes de alta tensão. Esses cuidados evitam acidentes. Em casos de temporais, o melhor é dar prioridade a ambientes fechados, como dentro do carro ou de casa", recomendou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação