Saúde

Hospital de Samambaia será exclusivo para pacientes com covid-19

Governador Ibaneis Rocha ainda ampliou mudanças também no Hospital da Asa Norte

Pablo Giovanni*
postado em 24/01/2022 15:41 / atualizado em 24/01/2022 20:23
 (crédito: Claudio Reis/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Claudio Reis/Esp. CB/D.A Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu, na tarde de ontem, promover mudanças na logística de dois hospitais do Distrito Federal após o aumento expressivo de casos de covid-19 na capital federal nas últimas semanas. Segundo o emebedista, o Hospital Regional de Samambaia vai atender apenas casos da covid-19, com exceção da maternidade.

De acordo com o chefe do Executivo local, três UTIs, com 27 leitos, foram convertidas para o combate da covid-19. Anteriormente, o hospital já contabilizava 40 leitos no espaço construído ao lado da unidade, que se somará com os sete no prédio principal. Além de direcionar quase todo o funcionamento da unidade ao combate do vírus que já levou mais de 11 mil vidas no DF, o governador Ibaneis Rocha ainda ampliou de 26 para 37 o número de leitos de enfermaria do Hospital da Asa Norte (HRAN). Agora serão 52 leitos apenas para a covid-19.

 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Dengue deixa o DF em alerta

 (crédito: Claudio Reis/Esp. CB/D.A Press)
crédito: Claudio Reis/Esp. CB/D.A Press

Só na primeira quinzena do mês de janeiro a Subsecretaria de Vigilância em Saúde recebeu cerca de 800 notificações de prováveis casos de dengue no Distrito Federal. Com isso, o combate ao mosquito Aedes aegypti será intensificado, a partir desta semana, em diversas regiões administrativas.

A subsecretaria realizou um levantamento mensal que identificou seis regiões do DF com altos índices de infestação do mosquito, nos lagos Sul e Norte, Park Way, Sobradinho II, Planaltina e Itapoã. Essas regiões receberão, esta semana, a ação do fumacê e a visita de técnicos da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival).

O enfrentamento à dengue no DF conta com cerca de 1.257 agentes de vigilância ambiental, que já estão em ação. As estratégias adotadas serão o tradicional fumacê, armadilhas para o vetor da dengue, drones que irão ajudar na identificação de áreas infestadas e a ‘fabricação’ de mosquitos com a bactéria wolbachia, que tem o objetivo de inibir a transmissão da doença.

Mas, mesmo com as ações empreendidas pela pasta, é importante que a população colabore. O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, pontuou que “o morador deve observar seu quintal e checar se há algum depósito com água, um balde que possa acumular água quando chover. Verificar também se a caixa d’água está fechada corretamente. Tudo isso é indispensável”.

Saiba mais
Sintomas: febre alta, dor de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos, fraqueza, falta de apetite, náuseas, manchas pelo corpo e coceira. Sintomas graves: dor abdominal intensa e contínua, tonturas e desmaios, sangramentos de gengiva, nariz ou outras hemorragias.

Não existem medicamentos próprios para a dengue, nem uma vacina preventiva, mas, como a dengue é uma doença viral, o tratamento feito busca aliviar os sintomas, através da prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso.

Capital terá ponto de vacinação noturna

Foi inaugurado na noite de ontem o ponto de vacinação drive-thru noturno no Distrito Federal. Agora, a UBS 1, da 612 Sul, será destinada a vacinação das 18h às 22h, para adultos. O governador pediu para que os moradores do DF continuem se cuidando, sempre lavando as mãos, usando máscara e mantendo o distanciamento. São as mesmas orientações que especialistas e órgãos de saúde pedem para a população

O posto aplicará a primeira e segunda dose das vacinas Astrazeneca, CoronaVac e Pfizer (adulto). Além disso, haverá a aplicação da dose de reforço dos imunizantes da CoronaVac e Pfizer (adulto). Durante o dia, a unidade continuará exclusiva aos pedestres, das 8h às 17h.

Boletim - Segundo informações do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF), 6.976 novos casos da covid-19 foram notificados ontem. O número representa 3.679 infectados a mais do que os divulgados pela pasta na sexta-feira, onde 3.297 pessoas testaram positivo para covid-19. É importante relembrar que os dados são divulgados somente em dias úteis.

Além disso, a taxa de transmissão do novo coronavírus diminuiu após cinco altas seguidas, e chegou a 2,24. O número demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 224. De acordo com a última atualização da secretaria, a taxa estava em 2,61. Vale ressaltar que o índice acima de 1, demonstra que a pandemia está fora de controle.

Agora, o total de infectados na capital federal alcançou 568.433 mil diagnósticos positivos. Desde o início da pandemia, a pasta contabiliza mais de 503 mil moradores do DF, 31,3 mil de Goiás, 7,5 mil de outros estados e 26 mil estão em investigação.

A média móvel de infecções está em 4.306,60, o que representa um crescimento de 201% em relação a 14 dias atrás. Porém, a vacinação contra o novo coronavírus está controlando a taxa de letalidade.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação