Iluminação

Com novos refletores, Catedral de Brasília tem iluminação revitalizada pela CEB

Um dos espaços mais belos do Distrito Federal, localizado bem no centro da capital federal, recebeu 39 novos refletores para substituir os anteriores, que apresentavam defeito; agora, todo o espaço está iluminado

Pablo Giovanni*
postado em 25/01/2022 20:16 / atualizado em 25/01/2022 21:25
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada oficialmente em maio de 1970, a Catedral de Brasília carrega em sua estrutura um simbolismo que causa impacto e que fica guardado na memória de turistas de outras cidades e países. Sua história se confunde com a da fundação capital. E sua imagem está gravada nos corações dos moradores que aqui residem. Por ser um dos pontos turísticos com maior visibilidade do Distrito Federal, a catedral recebeu uma atenção especial da CEB Ipes, que decidiu substituir 39 refletores que apresentavam defeito na iluminação da igreja. Agora, segundo a distribuidora, o espaço está completamente iluminado.

Para o presidente da CEB, Edilson Garcia, a iluminação recuperada valorizar as noites dos brasilienses que visitam o espaço, além dos turistas que vem ao Distrito Federal no início do ano. “Brasília é uma cidade que se destaca pela sua arquitetura. A luz é um instrumento importante de valorização desses monumentos à noite, incentiva o turismo na área central da cidade e também dá uma sensação de segurança a todos”, analisa.

O pipoqueiro Marcos Almeida, 53, concorda. “Agora está bem mais iluminado. Quando um refletor apaga já sentimos a diferença, agora que estão todos acesos fica ainda mais bonito e seguro trabalhar aqui. Gostei da atitude da CEB”, disse.

Manutenção

Ainda de acordo com o presidente da CEB, equipes da empresa rodaram o Distrito Federal para realizarem reparos na iluminação pública de diversos lugares. “Em uma ação intensificada das equipes de manutenção, além da Catedral e arredores, atuamos também na substituição de luminárias danificadas na descida do Colorado, no Eixão Sul, no anexo da Câmara dos Deputados, nos arredores do CCBB, no Deck Sul e no Parque da Cidade”, informou Garcia, destacando que as equipes trabalharam no fim de semana.

A contribuição da população na abertura dos chamados para manutenção da iluminação pública é fundamental para o Distrito Federal mais iluminado. Os canais de atendimento da companhia são a Central 155, o aplicativo Ilumina DF e o site www.ceb.com.br

*Estagiário sob a supervisão de Layrce de Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação