inovação

Estudantes de baixa renda do DF terão cursos gratuitos de robótica

Projeto, chamado Caminhão da Tecnologia, foi desenvolvido pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação e pretende capacitar 7 mil alunos

Arthur de Souza
postado em 28/01/2022 11:34
 (crédito: Arthur de Souza/CB/D.A Press)
(crédito: Arthur de Souza/CB/D.A Press)

A Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) lançou o projeto Caminhão da Tecnologia, na manhã desta sexta-feira (28/1). O programa é destinado para estudantes de baixa renda, entre 16 e 18 anos, e tem como objetivo promover a inclusão, a conectividade digital e despertar o interesse pela pesquisa, pelas ciências exatas e pelas engenharias.

O projeto de educação tecnológica é voltado para o ensino de robótica, programação e novas tecnologias, de forma híbrida, que combina plataformas digitais com aulas em ambiente físico, por meio do Espaço Maker.

O evento de lançamento ocorreu em Ceilândia e contou com a participação do governador do DF, Ibaneis Rocha. Ele afirmou que o programa é interessante, pois dará oportunidade para que estudantes tenham acesso à tecnologia. "Atualmente, o mundo é muito tecnológico, então esse projeto vai ajudar muito na qualificação desses jovens", destacou o governador.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI-DF) está apoiando o projeto. Segundo o gestor da pasta, Gilvan Máximo, serão capacitados, inicialmente, 7 mil alunos. No entanto, o órgão pretende atender mais estudantes. "O nosso objetivo é aumentar o programa, contratando mais caminhões para chegar a todas as regiões administrativas do Distrito Federal e atender 15 mil alunos", disse Gilvan.

A estrutura do projeto conta com equipamentos como robôs e impressoras 3D que estão embarcados em quatro caminhões que percorrerão dez comunidades diferentes para atender a 600 estudantes em cada região administrativa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação