Agência Conversa

Portfólio para sua empresa

Correio Braziliense
postado em 29/01/2022 00:01
 (crédito: João Teles/Divulgação)
(crédito: João Teles/Divulgação)

"Acredite na sua história" é o título da campanha de comemoração de cinco anos da Agência Conversa. Sediada em Brasília, a empresa surgiu como coletivo de comunicação, sendo o primeiro dessa área de atuação na capital do país, com a convicção na capacidade de auxiliar pessoas a tomarem melhores decisões de vida e construírem suas próprias histórias a partir dos serviços prestados. O projeto, posteriormente transformado em sociedade, é liderado pelos jornalistas Bruno Aguiar, Kadydja Albuquerque e Rodrigo Rocha, especialistas em assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, relações públicas, relacionamento com influenciadores, gestão de crise e branding, que são as principais estratégias de comunicação trabalhadas pela Conversa.

Hoje, a empresa conta com uma carteira de 20 clientes regionais e nacionais e uma equipe com 25 profissionais, dentre eles jornalistas, publicitários, designer gráficos, social media, revisores, videomakers, gestores de anúncios, supplier relationship management (SRM), fotógrafos e relações públicas; além de um histórico com mais de 50 organizações. Durante a pandemia, que representa praticamente a metade do tempo de existência da empresa, a atuação se tornou 100% remota e digital, superando os desafios processuais e passando a organizar eventos e ações de integração on-line. Agora, o foco está na expansão da sua atuação para outros estados e a ampliação dos produtos oferecidos. E para saber um pouco mais sobre essa jornada, a equipe do Correio Braziliense conversou com os sócios.

Orgulho da história

"Saber que as pessoas que trabalham conosco realmente amam fazer parte desse projeto, de poder contribuir para a mudança de pensamento a respeito de temas sensíveis e que nos interessam como as pautas das mulheres, população negra e LGBTQIA , de estimular a comunicação inclusiva em nossos clientes e de ver as marcas com as quais trabalhamos crescerem também por conta das histórias que ajudamos a contar e fazer."

Bruno Aguiar

Impacto social e meta

"O trabalho começa em casa, cuidando dos nossos. Além de construirmos práticas que estimulam o bem-estar e a saúde, inclusive mental, da equipe, criamos dois grupos de trabalho internos para discutir temas relacionados às mulheres e à comunidade LGBTQIA . Como resultado, criamos campanhas e cartilhas de enfrentamento aos assédios sexual e moral no ambiente de trabalho e à LGTBTQIA fobia. Esse material é compartilhado e discutido com nossos clientes, para que eles incorporem essas práticas em seus negócios.

Também buscamos impactar a população abordando esse tipo de assunto na comunicação que criamos para as marcas e, em 2021, iniciamos o projeto pro bono ConversAção, por meio do qual oferecemos consultoria e apoio nas áreas de redes sociais e assessoria de imprensa a projetos nos quais acreditamos. O primeiro deles foi o projeto Cravinas, da UnB (Universidade de Brasília), que discute os direitos reprodutivos femininos. E nós já estamos buscando um novo projeto para apoiar em 2022.

Com o nosso projeto MUDOU!, realizamos debates acerca de temas relevantes para a comunicação, como as eleições, a comunicação com empatia e outros assuntos que já abordamos nas cinco edições da iniciativa. Para o futuro, queremos expandir essas ações e também colaborar ainda mais para a formação de novos profissionais no mercado."

Rodrigo Rocha

Desafios na pandemia

"Antes da pandemia, o Conversa tinha um modelo híbrido de trabalho, com parte da equipe atuando em home office. Quando a situação se agravou, migramos 100% para o remoto e foi preciso rever processos, adotando novas ferramentas de comunicação e de gerenciamento de projetos com a nossa equipe, também com os clientes. No entanto, o mais importante foi criar uma nova cultura onde todos se adaptassem ao novo modelo.

Kadydja Albuquerque

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